O BRINCAR COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO: ASPECTOS SENSORIAIS, COGNITIVOS, SOCIAIS E TECNOLÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18601Palavras-chave:
Brincar. Sensorial. Cognitivo. Tecnologia.Resumo
O ato de brincar figura como um instrumento relevante para o progresso, desde a infância até a adolescência. Através da manipulação de objetos e da exploração do ambiente, os indivíduos expandem sua percepção sensorial. O ato lúdico em coletivo funciona como um palco para o aprendizado das relações interpessoais. A partilha de objetos, a negociação de regras e a resolução de desavenças são experiências que ensinam a importância do respeito e da cooperação. A utilização de ferramentas tecnológicas no ato lúdico abre um leque de possibilidades para o aprendizado de crianças e adolescentes. Aplicativos e plataformas digitais podem proporcionar experiências sensoriais e cognitivas ricas, impulsionando a inventividade e a descoberta. O presente estudo teve como objetivo geral verificar o brincar como ferramenta essencial para o desenvolvimento infantil e juvenil, abrangendo aspectos sensoriais, cognitivos, sociais e tecnológicos. A presente pesquisa se destaca por sua relevância ao explorar o brincar como um pilar fundamental no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Este trabalho foi conduzido por meio de uma pesquisa bibliográfica, onde se buscou aprofundar a compreensão sobre o papel do brincar no desenvolvimento infantil e juvenil. Esta pesquisa se estrutura em três partes fundamentais: primeiro, aborda-se como o ato lúdico, desde a tenra idade até a adolescência. Em seguida, examina-se o papel do brincar na edificação de competências sociais. Por fim, investiga-se o uso de recursos tecnológicos no brincar. A pesquisa revelou que o brincar, em suas diversas formas, é essencial para o desenvolvimento integral, abrangendo aspectos sensoriais, sociais e tecnológicos.
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