O BRINCAR COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO: ASPECTOS SENSORIAIS, COGNITIVOS, SOCIAIS E TECNOLÓGICOS

Autores

  • Gilson Pereira de Sousa UNICESUMAR
  • Adriana Apolinária Ferrarez Gôlo FICS
  • Andresa Furtado Schmitz Rebelo FICS
  • Graziella Alves Costa FICS
  • Kayla Alcantara Mazzei Ivy Enber Christian University
  • Maria Gabriela Pereira da Silva MUST
  • Morganna Hensel Sant’ Anna FICS
  • Rodrigo Vieira Ribeiro FICS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18601

Palavras-chave:

Brincar. Sensorial. Cognitivo. Tecnologia.

Resumo

O ato de brincar figura como um instrumento relevante para o progresso, desde a infância até a adolescência. Através da manipulação de objetos e da exploração do ambiente, os indivíduos expandem sua percepção sensorial. O ato lúdico em coletivo funciona como um palco para o aprendizado das relações interpessoais. A partilha de objetos, a negociação de regras e a resolução de desavenças são experiências que ensinam a importância do respeito e da cooperação. A utilização de ferramentas tecnológicas no ato lúdico abre um leque de possibilidades para o aprendizado de crianças e adolescentes. Aplicativos e plataformas digitais podem proporcionar experiências sensoriais e cognitivas ricas, impulsionando a inventividade e a descoberta. O presente estudo teve como objetivo geral verificar o brincar como ferramenta essencial para o desenvolvimento infantil e juvenil, abrangendo aspectos sensoriais, cognitivos, sociais e tecnológicos. A presente pesquisa se destaca por sua relevância ao explorar o brincar como um pilar fundamental no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Este trabalho foi conduzido por meio de uma pesquisa bibliográfica, onde se buscou aprofundar a compreensão sobre o papel do brincar no desenvolvimento infantil e juvenil. Esta pesquisa se estrutura em três partes fundamentais: primeiro, aborda-se como o ato lúdico, desde a tenra idade até a adolescência. Em seguida, examina-se o papel do brincar na edificação de competências sociais. Por fim, investiga-se o uso de recursos tecnológicos no brincar. A pesquisa revelou que o brincar, em suas diversas formas, é essencial para o desenvolvimento integral, abrangendo aspectos sensoriais, sociais e tecnológicos.

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Biografia do Autor

Gilson Pereira de Sousa, UNICESUMAR

Graduando em Desing Musical,Universidade Cesumar (UNICESUMAR).

Adriana Apolinária Ferrarez Gôlo, FICS

Mestranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Andresa Furtado Schmitz Rebelo, FICS

Mestranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Graziella Alves Costa, FICS

Mestranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Kayla Alcantara Mazzei, Ivy Enber Christian University

Mestranda em Ciências da Educação, Ivy Enber Christian University.

Maria Gabriela Pereira da Silva, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação,Must University (MUST).

Morganna Hensel Sant’ Anna, FICS

Mestranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Rodrigo Vieira Ribeiro, FICS

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

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Publicado

2025-03-28

Como Citar

Sousa, G. P. de, Gôlo, A. A. F., Rebelo, A. F. S., Costa, G. A., Mazzei, K. A., Silva, M. G. P. da, … Ribeiro, R. V. (2025). O BRINCAR COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO: ASPECTOS SENSORIAIS, COGNITIVOS, SOCIAIS E TECNOLÓGICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 2008–2014. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18601