A LEGALIZAÇÃO DOS JOGOS DE AZAR NO BRASIL: PROPOSTAS LEGISLATIVAS IMPACTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS

Autores

  • Marcio Greick Pereira de Alencar Universidade Estadual do Tocantins
  • Neide Aparecida Ribeiro UNITINS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18583

Palavras-chave:

Legalização. Jogos de azar. Impactos econômicos. Controle social. Brasil.

Resumo

O presente artigo explora o processo legalização dos jogos de azar no Brasil, abordando suas implicações econômicas, sociais e jurídicas, com ênfase na necessidade de uma regulamentação adequada. A Lei de Contravenções Penais proíbe diversas modalidades de jogos de azar, resultando na  expansão do mercado clandestino e na consolidação de atividades ilícitas. A ausência de um arcabouço regulatório eficaz aliado às dificuldades de fiscalização, contribuíram para a disseminação dessas práticas, influenciadas pelos lucros dos jogos não regulamentados. A observação de modelos internacionais, como os dos Estados Unidos, Macau (China) e Reino Unido, evidenciam que a regulamentação pode gerar receitas e o fomento ao turismo., contudo, também revela desafios no controle de atividades ilícitas e na mitigação dos riscos sociais, principalmente no que se refere à exploração de jogadores vulneráveis. No Brasil, a regulamentação tem avançado de forma intermitente, refletindo a falta de consenso entre os legisladores. A recente aprovação da Lei nº 14.790/2023, que regulamenta as apostas de quota fixa em eventos esportivos on-line (bets), representa um avanço, mas forma restrita, pois limita-se a essa modalidade. Embora a legalização ofereça relevante potencial econômico, é notório que a sua efetividade depende da adoção de uma regulamentação rigorosa, acompanhada pelo desenvolvimento e implementação de políticas públicas socioeducacionais voltadas à prevenção dos riscos sociais inerentes à prática dos jogos de azar. Estratégias como campanhas de conscientização sobre o jogo responsável, a inserção de conteúdos didáticos em instituições de ensino e a implementação de programas de apoio psicológico são medidas basilares para mitigar impactos negativos da prática. Portanto, o trabalho compreende que a eventual legalização dos jogos de azar configura uma oportunidade de crescimento econômico, desde que acompanhada por uma normativa rigorosa e eficaz, que abranja também medidas de controle financeiro e proteção social proficientes, assegurando um cenário equânime entre os benefícios econômicos e a proteção dos jogadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Greick Pereira de Alencar, Universidade Estadual do Tocantins

Graduando do curso de Direito da Unitins - Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).

Neide Aparecida Ribeiro, UNITINS

Doutora em Educação (UCB). Mestre em Direito (UFG). Professora efetiva do Curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Advogada.

Downloads

Publicado

2025-04-01

Como Citar

Alencar, M. G. P. de, & Ribeiro, N. A. (2025). A LEGALIZAÇÃO DOS JOGOS DE AZAR NO BRASIL: PROPOSTAS LEGISLATIVAS IMPACTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 246–265. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18583