O TRABALHO INTERDISCIPLINAR E SUA CORRELAÇÃO NO DESEMPENHO ESCOLAR DE ESTUDANTES QUE APRESENTAM DIFICULDADES DE APRENDIZADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18578

Palavras-chave:

Aprendizado. Dificuldades de aprendizado. Interdisciplinaridade. Trabalho pedagógico. Ensino construtivo.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a relevância do trabalho interdisciplinar e sua correlação no desempenho escolar de estudantes que apresentam dificuldades de aprendizado. A escola é um espaço de aprendizagem formal, cuja responsabilidade é promover para cada estudante aprendizados que lhes serão importantes no decorrer da vida acadêmica e nos demais aspectos de sua vida. Nestes processos de ensino observa-se que a interdisciplinaridade vem conquistando cada vez espaço nas unidades escolares devido as possibilidades de desconceituar dentro da prática pedagógica a premissa de que o ensino precisa ser apenas unilateral. E considerando as particularidades em escolarizar estudantes que apresentam dificuldades de aprendizado faz-se necessário utilizar a interdisciplinaridade como uma ferramenta adaptativa, integradora e inclusiva. Com a proposta da construção coletiva e democrática de conhecimento apresenta-se também a relevância da interdisciplinaridade na otimização de estudantes que apresentam dificuldades de aprendizado. Metodologicamente, este é um estudo construído a partir de uma revisão integrativa, de caráter teórico e descritivo. Sendo assim, apresentou-se enquanto considerações finais que a interdisciplinaridade beneficia a apropriação de conhecimento dos estudantes de forma geral, e para aqueles que apresentam dificuldades de aprendizado a associação entre diferentes didáticas de ensino e disciplinas, permite uma melhor compreensão, equilíbrio e eficácia na concretização de toda a estrutura que compõe os mecanismos de aprendizado humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia da Silva, Christian Business School

Psicologia, Professora.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Doutor em Biologia pela (UFPE). Orientador pela CBS. https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Downloads

Publicado

2025-04-01

Como Citar

Silva, A. L. da, & Coutinho, D. J. G. (2025). O TRABALHO INTERDISCIPLINAR E SUA CORRELAÇÃO NO DESEMPENHO ESCOLAR DE ESTUDANTES QUE APRESENTAM DIFICULDADES DE APRENDIZADO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 81–94. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18578