O TRABALHO INTERDISCIPLINAR E SUA CORRELAÇÃO NO DESEMPENHO ESCOLAR DE ESTUDANTES QUE APRESENTAM DIFICULDADES DE APRENDIZADO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18578Palavras-chave:
Aprendizado. Dificuldades de aprendizado. Interdisciplinaridade. Trabalho pedagógico. Ensino construtivo.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a relevância do trabalho interdisciplinar e sua correlação no desempenho escolar de estudantes que apresentam dificuldades de aprendizado. A escola é um espaço de aprendizagem formal, cuja responsabilidade é promover para cada estudante aprendizados que lhes serão importantes no decorrer da vida acadêmica e nos demais aspectos de sua vida. Nestes processos de ensino observa-se que a interdisciplinaridade vem conquistando cada vez espaço nas unidades escolares devido as possibilidades de desconceituar dentro da prática pedagógica a premissa de que o ensino precisa ser apenas unilateral. E considerando as particularidades em escolarizar estudantes que apresentam dificuldades de aprendizado faz-se necessário utilizar a interdisciplinaridade como uma ferramenta adaptativa, integradora e inclusiva. Com a proposta da construção coletiva e democrática de conhecimento apresenta-se também a relevância da interdisciplinaridade na otimização de estudantes que apresentam dificuldades de aprendizado. Metodologicamente, este é um estudo construído a partir de uma revisão integrativa, de caráter teórico e descritivo. Sendo assim, apresentou-se enquanto considerações finais que a interdisciplinaridade beneficia a apropriação de conhecimento dos estudantes de forma geral, e para aqueles que apresentam dificuldades de aprendizado a associação entre diferentes didáticas de ensino e disciplinas, permite uma melhor compreensão, equilíbrio e eficácia na concretização de toda a estrutura que compõe os mecanismos de aprendizado humano.
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