INTEGRAÇÃO DE ENFERMEIROS NA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS AO DOENTE CRÍTICO

Autores

  • Marta Tatiana Viriato Rocha Monteiro Instituto Politécnico de Beja
  • Maria Dulce dos Santos Santiago Instituto Politécnico de Beja

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18542

Palavras-chave:

Enfermeiros. Processo de Integração. Cuidados ao Doente Crítico.

Resumo

Introdução: Atendendo tanto à satisfação profissional como à qualidade dos cuidados prestados ao doente crítico e à sua segurança, torna-se imperativo o investimento em processos de integração estruturados para a aquisição de competências que são exigidas aos enfermeiros. Tanto na perspetiva do enfermeiro integrado como do enfermeiro que integra, surgem inúmeros fatores que influenciam esse processo e que devem ser tidos em consideração. Objetivo: Identificar os fatores que influenciam a eficácia do processo de integração dos enfermeiros na prestação de cuidados ao doente crítico. Metodologia: Revisão sistemática da literatura segundo a metodologia de Joanna Briggs Institute [JBI], com recurso à mnemónica PICO para a formulação da questão de investigação. Através da plataforma B-On, foram aplicados como limitadores de pesquisa: texto integral e referências bibliográficas disponíveis, analisado pelos pares, publicado em revistas académicas, em português e inglês e entre 2019 e 2024. Resultados: Obtiveram-se 5 artigos de estudos primários, de natureza qualitativa, que identificam os fatores que influenciam o processo de integração dos enfermeiros na prestação de cuidados ao doente crítico. Conclusão: O processo de integração deve ser individualizado e preferencialmente regido por um enfermeiro perito na área, disponível e que valorize a comunicação entre os intervenientes. A relação interpessoal estabelecida entre o enfermeiro integrado e o que integra é dos aspetos que mais se destacam para a eficácia deste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Tatiana Viriato Rocha Monteiro, Instituto Politécnico de Beja

Licenciada em Enfermagem, a frequentar o curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica à Pessoa em Situação Crítica do Instituto Politécnico de Beja. Enfermeira no Hospital José Joaquim Fernandes, Beja, Portugal.

Maria Dulce dos Santos Santiago, Instituto Politécnico de Beja

Doutora em Enfermagem, professora coordenadora da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja. 

Downloads

Publicado

2025-04-03

Como Citar

Monteiro, M. T. V. R., & Santiago, M. D. dos S. (2025). INTEGRAÇÃO DE ENFERMEIROS NA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS AO DOENTE CRÍTICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 324–339. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18542