BULLYING E CYBERBULLYNG À LUZ DO ARTIGO 146-A NO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO

Autores

  • Ana Cristina Silva da Purificação UNIGRAN
  • Fernanda Maria Costa Cerqueira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18520

Palavras-chave:

Bullying. Cyberbullying. Direito. Reparação. Proteção.

Resumo

O presente trabalho discute sobre a inclusão do artigo 146-A no Código Penal Brasileiro com a recente Lei nº 14.811, de 14 de janeiro de 2024, relacionado ao Bullying e Cyberbullying.  O percurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, mediante fontes secundárias, livros, artigos científicos, teses, dissertações, anuários, revistas, leis e outros tipos de fontes escritas que já foram publicados. A partir da análise dos conteúdos pesquisados em relação ao recente artigo 146-A, verificam-se significativos avanços na proteção das vítimas, campanhas de conscientização e proteção das vítimas em relação essa prática nociva, disseminadas especialmente nos ambientes escolares, que criminaliza  mediante um dispositivo legal especifico.

Downloads

Biografia do Autor

Ana Cristina Silva da Purificação, UNIGRAN

Graduada em Direito pela UNICEUSA, Doutora em Educação pela Unigran - Paraguai, Mestra em Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável - UnB. Graduações: Licenciatura em Pedagogia (UNEB). Bacharela em Serviço Social (UNIFACS). Licenciada em Biologia (FAVENI), Especializações: Metodologia do Ensino Pesquisa e Extensão em Educação-UNEB. Psicopedagogia Clínica e Institucional; Educação de Jovens e Adultos; Gestão ambiental (UEFS). Professora da Rede Pública do Estado da Bahia.

Fernanda Maria Costa Cerqueira, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia - Direito Penal. Pesquisa em Autonomia e Colaboração Premiada. Mestre em Direito Público - UFBA - Direito Penal. Especialista em Processo Penal pela UFBA. Coordenadora do Centro Universitário de Salvador - UNICEUSA e da FACSAL. Professora de direito processual penal da UNICEUSA e FACSAL. Sócia -advogada do escritório Cavalcanti & Cerqueira Advogados Associados. Diretora de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude de Salvador -Ba.

Downloads

Publicado

2025-03-27

Como Citar

Purificação, A. C. S. da, & Cerqueira, F. M. C. (2025). BULLYING E CYBERBULLYNG À LUZ DO ARTIGO 146-A NO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 1883–1906. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18520