A EXPERIÊNCIA MATERNA DIANTE DO AUTISMO: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE LUTO E A INTERVENÇÃO PSICANALÍTICA

Autores

  • Flávia Adriane Bueno Basso UNIENSINO
  • Diego da Silva UNIENSINO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.18495

Palavras-chave:

Maternidade. Psicanálise. Autismo. Luto.

Resumo

Este estudo explorou as emoções perdidas pelas mães das crianças diagnosticadas com um problema do espectro autista (TSA) e concluiu que a intervenção psicanalítica é possível que ajudar no desenvolvimento da resiliência face a esta realidade. O estudo concentra-se nos processos afetivos e nos fatores que facilitam a aceitação da tristeza e a reestruturação das atenções ligadas à maternidade. Com base na literatura existente, a pesquisa examinou os estudos mais recentes sobre o mal material no contexto da TSA e nas intervenções psicanalíticas. Os resultados indicam que o mal material é intensificado pela falta de eficácia social e pela estigmatização associada à TSA. O estudo revelou que as intervenções psicanalíticas, conjuntamente com a base social comunitária, são cruciais para reforçar a resiliência psicológica dessas mães. A conclusão é que as mães de crianças autistas têm necessidades específicas que não é possível quem ser satisfatórias de acordo com as abordagens universais. Finalmente, foi sugerido que o desenvolvimento de políticas públicas e de intervenções clínicas visasse proporcionar um estímulo emocional e social suplementar às mães melhoradas, não apenas a qualidade de vida dessas mulheres, mas também as crianças autistas.

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Biografia do Autor

Flávia Adriane Bueno Basso, UNIENSINO

Discente do curso de psicologia. Centro Universitário UNIENSINO.

Diego da Silva, UNIENSINO

Professor orientador do curso de psicologia. Centro Universitário UNIENSINO.

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Publicado

2025-06-20

Como Citar

Basso, F. A. B., & Silva, D. da. (2025). A EXPERIÊNCIA MATERNA DIANTE DO AUTISMO: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE LUTO E A INTERVENÇÃO PSICANALÍTICA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 4097–4123. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.18495