FORMAÇÃO DOCENTES E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18485Palavras-chave:
Formação docente. Tecnologia. Metodologias ativas.Resumo
No contexto da crescente globalização, as tecnologias têm assumido um papel essencial na vida cotidiana, impactando significativamente setores como comunicação, mercado de trabalho e serviços fundamentais da sociedade. O avanço tecnológico também transformou o cenário educacional, proporcionando a escolas, professores e alunos recursos inovadores e anteriormente inimagináveis. A pandemia da COVID-19 acelerou a necessidade de capacitação docente no uso dessas tecnologias, com o objetivo de fomentar um aprendizado mais dinâmico e autônomo por parte dos estudantes. Diante desse desafio, os professores foram instados a adaptar-se rapidamente ao ambiente virtual, garantindo a continuidade dos processos educacionais. Nesse cenário, a formação docente passou a enfatizar não apenas a utilização de ferramentas tecnológicas, mas também a adoção de metodologias ativas de ensino, promovendo um ambiente de aprendizagem mais interativo e centrado no protagonismo dos alunos. Com a inserção de novos professores no mercado de trabalho, a formação continuada tornou-se fundamental para integrá-los ao uso pedagógico das tecnologias e aprimorar o ambiente escolar. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo incentivar a aplicação de metodologias ativas para capacitar os docentes na construção de uma escola formativa e reflexiva, que não apenas promova o aprendizado dos alunos, mas também os prepare para a compreensão e intervenção em questões sociais. Trata-se de uma pesquisa exploratória, fundamentada em revisão de literatura, abrangendo livros, artigos, dissertações e teses disponíveis em bases de dados digitais. A abordagem metodológica é qualitativa, com desenvolvimento bibliográfico sustentado por diversas fontes acadêmicas.
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