FORMAÇÃO DOCENTES E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18485

Palavras-chave:

Formação docente. Tecnologia. Metodologias ativas.

Resumo

No contexto da crescente globalização, as tecnologias têm assumido um papel essencial na vida cotidiana, impactando significativamente setores como comunicação, mercado de trabalho e serviços fundamentais da sociedade. O avanço tecnológico também transformou o cenário educacional, proporcionando a escolas, professores e alunos recursos inovadores e anteriormente inimagináveis. A pandemia da COVID-19 acelerou a necessidade de capacitação docente no uso dessas tecnologias, com o objetivo de fomentar um aprendizado mais dinâmico e autônomo por parte dos estudantes. Diante desse desafio, os professores foram instados a adaptar-se rapidamente ao ambiente virtual, garantindo a continuidade dos processos educacionais. Nesse cenário, a formação docente passou a enfatizar não apenas a utilização de ferramentas tecnológicas, mas também a adoção de metodologias ativas de ensino, promovendo um ambiente de aprendizagem mais interativo e centrado no protagonismo dos alunos. Com a inserção de novos professores no mercado de trabalho, a formação continuada tornou-se fundamental para integrá-los ao uso pedagógico das tecnologias e aprimorar o ambiente escolar. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo incentivar a aplicação de metodologias ativas para capacitar os docentes na construção de uma escola formativa e reflexiva, que não apenas promova o aprendizado dos alunos, mas também os prepare para a compreensão e intervenção em questões sociais. Trata-se de uma pesquisa exploratória, fundamentada em revisão de literatura, abrangendo livros, artigos, dissertações e teses disponíveis em bases de dados digitais. A abordagem metodológica é qualitativa, com desenvolvimento bibliográfico sustentado por diversas fontes acadêmicas.

Downloads

Biografia do Autor

Suéllen Danúbia da Silva, Faculdade Futura

Docente nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Futura. Graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV), Graduada em Administração pela Faculdade Futura, Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO), Mestrado em Administração (UNIMEP), Orcid: 0000-0002-2202-309X.

Ijosiel Mendes, Faculdade Futura

Docente nos Cursos de Administração e Pedagogia da Faculdade Futura. Graduado em Matemática, (UNIFEV), Especialista em Matemática (UNICAMP), Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR), Mestrado em Matemática (UNESP) Orcid: 0000-0003-0238-5058.

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Docente e Coordenadora no Curso de Pedagogia na Faculdade Futura. Graduada em Direito (UNIFEV).Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Letras (UNIFEV) Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Especialista em Tutoria Em Educação à Distância e Docência do Ensino Superior (Faculdade FUTURA -Grupo Educacional FAVENI).Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4672-6013.

Fernando Henrique Barros Mainardi, Faculdade Futura

Docente da Faculdade Futura de Votuporanga e Teologia da Faculdade de Teologia e Ciências de Votuporanga (FATEC). Graduado em Administração pela UNIFEV) e Teologia pela FATEC. Especialista em Mercado Financeiro e Banking pela Unicesumar e Mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil.

Danilo, Faculdade Futura

Graduado em Administração da Faculdade Futura de Votuporanga (2021) cursando MBA em Gestão Tributária (UNINASSAU), Orcid 000-0002-7187-8609.

Downloads

Publicado

2025-03-25

Como Citar

Silva, S. D. da, Mendes, I., Oliveira, E. A. de, Mainardi, F. H. B., & Barroso, D. J. A. (2025). FORMAÇÃO DOCENTES E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 1682–1695. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18485