ADAPTAÇÃO CURRICULAR NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

Autores

  • Ada Marinho dos Santos FAMEAC
  • Nátaly  Marinho dos Santos Alves CRAS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.18475

Palavras-chave:

Deficiência Física. Currículo. Aprendizagem.

Resumo

Sabe-se que existem muitos obstáculos para que a inclusão escolar ocorra da melhor maneira possível, como as barreiras culturais, arquitetônicas, atitudinais entre outras, mas que devem ser solucionadas em prol de um bem maior que é o ensino aprendizagem de todas as crianças, em especial, as que possuem necessidades educativas especiais (NEE), de modo que olhem para as diversidades nas salas de aula como algo transformador e não como dificuldades, de modo que todos esses entraves sejam solucionados e não menosprezados. O objetivo principal desse estudo consiste em analisar a adaptação curricular na aprendizagem das crianças com deficiência física. O tipo de pesquisa realizado neste trabalho foi uma Revisão de Literatura, no qual foi realizada consulta a livros, dissertações e em artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados SCIELO, Google Acadêmico e etc. O período dos artigos pesquisados foram os trabalhos publicados nos últimos 15 anos. Portanto, as propostas de adaptações curriculares apresentadas pelo MEC, nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial contemplam a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos que apresentam deficiências, se baseando na referência da elaboração do projeto pedagógico e a implementação de práticas inclusivas no sistema escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ada Marinho dos Santos, FAMEAC

Enfermeira, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente NEPS pela secretaria de Saude no município de Açailândia-MA, professora em Interação e Saúde da Comunidade (IESC VI), professora em Componentes de Flexibilização Curricular em cuidados paliativos, e coordenadora de Eixo de IESC na Faculdade de Medicina- FAMEAC; Supervisão de Qualidade no Hospital Regional de Açailândia. Mestre em Educação para a Saúde.

Nátaly  Marinho dos Santos Alves, CRAS

Professora do Município de Porto Franco Ensino Fundamental - Escola Marcolina Magalhães. Educadora Social CRAS Vila Lobão - Porto Franco. Mestre em Ciências da Educação.

Downloads

Publicado

2024-05-31

Como Citar

Santos, A. M. dos, & Alves, N. M. dos S. (2024). ADAPTAÇÃO CURRICULAR NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 6479–6485. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.18475