ADAPTAÇÃO CURRICULAR NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

Autores/as

  • Ada Marinho dos Santos FAMEAC
  • Nátaly  Marinho dos Santos Alves CRAS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.18475

Palabras clave:

Deficiência Física. Currículo. Aprendizagem.

Resumen

Sabe-se que existem muitos obstáculos para que a inclusão escolar ocorra da melhor maneira possível, como as barreiras culturais, arquitetônicas, atitudinais entre outras, mas que devem ser solucionadas em prol de um bem maior que é o ensino aprendizagem de todas as crianças, em especial, as que possuem necessidades educativas especiais (NEE), de modo que olhem para as diversidades nas salas de aula como algo transformador e não como dificuldades, de modo que todos esses entraves sejam solucionados e não menosprezados. O objetivo principal desse estudo consiste em analisar a adaptação curricular na aprendizagem das crianças com deficiência física. O tipo de pesquisa realizado neste trabalho foi uma Revisão de Literatura, no qual foi realizada consulta a livros, dissertações e em artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados SCIELO, Google Acadêmico e etc. O período dos artigos pesquisados foram os trabalhos publicados nos últimos 15 anos. Portanto, as propostas de adaptações curriculares apresentadas pelo MEC, nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial contemplam a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos que apresentam deficiências, se baseando na referência da elaboração do projeto pedagógico e a implementação de práticas inclusivas no sistema escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ada Marinho dos Santos, FAMEAC

Enfermeira, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente NEPS pela secretaria de Saude no município de Açailândia-MA, professora em Interação e Saúde da Comunidade (IESC VI), professora em Componentes de Flexibilização Curricular em cuidados paliativos, e coordenadora de Eixo de IESC na Faculdade de Medicina- FAMEAC; Supervisão de Qualidade no Hospital Regional de Açailândia. Mestre em Educação para a Saúde.

Nátaly  Marinho dos Santos Alves, CRAS

Professora do Município de Porto Franco Ensino Fundamental - Escola Marcolina Magalhães. Educadora Social CRAS Vila Lobão - Porto Franco. Mestre em Ciências da Educação.

Publicado

2024-05-31

Cómo citar

Santos, A. M. dos, & Alves, N. M. dos S. (2024). ADAPTAÇÃO CURRICULAR NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 6479–6485. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.18475