A IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS PARA O MANEJO E A PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL NA ATENÇÃO BÁSICA

Autores

  • Maria Eduarda Pereira FAG
  • Carolina Primo Dallabrida FAG
  • Fernanda Caroline Arraes FAG
  • Fernanda Marchi Durigon Ahn FAG
  • Vitória Mara Vieira Darte FAG
  • Urielly Tayná da Silva Lima FAG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18458

Palavras-chave:

Estratégias nutricionais. Atenção Básica. Obesidade infantil.

Resumo

Este artigo analisou a prevalência da obesidade infantil no Brasil e a eficácia das estratégias nutricionais na Atenção Básica para sua prevenção e manejo. O estudo avaliou dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) e do DATASUS entre 2017 e 2022, permitindo uma compreensão das variações regionais na ocorrência da obesidade infantil e da adesão a programas de intervenção. A pesquisa identificou que a prevalência da obesidade é maior na Região Sul e menor na Região Norte, enquanto a adesão à Estratégia de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja) apresenta discrepâncias entre as regiões, sendo mais expressiva no Sudeste. Além disso, foram observadas dificuldades estruturais, desafios no acesso a alimentos saudáveis e necessidade de capacitação dos profissionais de saúde. O artigo discute a importância de políticas públicas equitativas e integradas que possam garantir a efetividade das ações preventivas e de manejo, considerando o impacto da obesidade infantil na saúde a longo prazo. Dessa forma, reforça-se a necessidade de estratégias interdisciplinares e do monitoramento contínuo das medidas adotadas para assegurar um enfrentamento sustentável e eficiente dessa condição no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Pereira, FAG

Discente do Centro Universitário FAG.

Carolina Primo Dallabrida, FAG

Discente do Centro Universitário FAG. 

Fernanda Caroline Arraes, FAG

Discente do Centro Universitário FAG.

Fernanda Marchi Durigon Ahn, FAG

Discente do Centro Universitário FAG. 

Vitória Mara Vieira Darte, FAG

Discente do Centro Universitário FAG. 

Urielly Tayná da Silva Lima, FAG

Docente do curso de medicina do Centro Universitário FAG. Graduada em medicina, especialista em pediatria e mestre em ensino nas ciências da saúde.

Downloads

Publicado

2025-05-20

Como Citar

Pereira, M. E., Dallabrida, C. P., Arraes, F. C., Ahn, F. M. D., Darte, V. M. V., & Lima, U. T. da S. (2025). A IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS PARA O MANEJO E A PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL NA ATENÇÃO BÁSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 4586–4594. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18458