ANÁLISE DO CONTEÚDO CICLOS BIOGEOQUÍMICOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18364Palavras-chave:
Análise. Livros Didáticos. Ciclos Biogeoquímicos.Resumo
Os ciclos biogeoquímicos desempenham um papel fundamental na manutenção da vida no planeta Terra e podem ser trabalhados de diversas formas na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Ao levar em conta a importância dos ciclos biogeoquímicos para o ensino destacamos os livros didáticos como recurso pedagógico que auxilia professores e alunos na aproximação dos conceitos científicos com o cotidiano de forma contextualizada. Diante da importância do livro didático no contexto escolar, torna-se necessário investigar como esses conteúdos são abordados. Dessa forma, este artigo teve como objetivo analisar as abordagens sobre ciclos biogeoquímicos em livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, direcionados ao Novo Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada por meio de textos e imagens, posteriormente foram submetidas à análise de conteúdo e analisadas por critérios estabelecidos previamente. Os aspectos observados como critérios de avaliação foram: conteúdo teórico e linguagem; elementos visuais e contextualização; e questões recomendadas. De forma geral, os resultados apontaram abordagens distintas entre os livros analisados, além de algumas limitações, que podem impactar diretamente o processo de aprendizagem dos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY