ANÁLISE DO CONTEÚDO CICLOS BIOGEOQUÍMICOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18364

Palavras-chave:

Análise. Livros Didáticos. Ciclos Biogeoquímicos.

Resumo

Os ciclos biogeoquímicos desempenham um papel fundamental na manutenção da vida no planeta Terra e podem ser trabalhados de diversas formas na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Ao levar em conta a importância dos ciclos biogeoquímicos para o ensino destacamos os livros didáticos como recurso pedagógico que auxilia professores e alunos na aproximação dos conceitos científicos com o cotidiano de forma contextualizada. Diante da importância do livro didático no contexto escolar, torna-se necessário investigar como esses conteúdos são abordados. Dessa forma, este artigo teve como objetivo analisar as abordagens sobre ciclos biogeoquímicos em livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, direcionados ao Novo Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada por meio de textos e imagens, posteriormente foram submetidas à análise de conteúdo e analisadas por critérios estabelecidos previamente. Os aspectos observados como critérios de avaliação foram: conteúdo teórico e linguagem; elementos visuais e contextualização; e questões recomendadas. De forma geral, os resultados apontaram abordagens distintas entre os livros analisados, além de algumas limitações, que podem impactar diretamente o processo de aprendizagem dos alunos.

Downloads

Biografia do Autor

Caroline de Souza Borges, Instituto Federal do Amazonas - IFAM

Licenciada em Química e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

Paula Cristina Rodrigues da Silva, Instituto Federal do Amazonas IFAM

Licenciada em Ciências Biológicas e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

Jean Dalmo de Oliveira Marques, Instituto Federal do Amazonas - IFAM

Doutor em Biologia com ênfase em Ecologia e Professor Orientador do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). 

Lucilene da Silva Paes, Instituto Federal do Amazonas - IFAM

Doutora em Agronomia Tropical e Professora Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET) Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

Downloads

Publicado

2025-03-17

Como Citar

Borges, C. de S., Silva, P. C. R. da, Marques, J. D. de O., & Paes, L. da S. (2025). ANÁLISE DO CONTEÚDO CICLOS BIOGEOQUÍMICOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 968–988. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18364