AVALIAÇÃO DO USO DE TERAPIAS MODIFICADORAS DO CURSO DA DOENÇA PARA ESCLEROSE MÚLTIPLA REMITENTE RECORRENTE NO BRASIL

Autores

  • Virginia de Oliveira Hahn Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz
  • Layra Gabrielle Bressan Macedo Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz
  • Isabella Filipake Pabis Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz
  • Daiane Breda Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz
  • Clarissa Vasconcelos de Oliveira Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18361

Palavras-chave:

Esclerose Múltipla. Esclerose Múltipla Remitente-Recorrente. Terapias Modificadoras da Doença.

Resumo

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença autoimune crônica que afeta o sistema nervoso central, caracterizada por inflamação, desmielinização e possíveis danos neurodegenerativos. Entre os subtipos da doença, a Esclerose Múltipla Remitente-Recorrente (EMRR) é a forma mais comum, caracterizada por surtos intercalados com períodos de remissão. Este estudo exploratório utilizou dados do DATASUS para analisar o perfil farmacológico no tratamento da EMRR no Brasil entre os anos de 2020 e 2023. Os resultados indicam que o Sudeste é a região com maior número de pacientes em tratamento, seguido pelo Sul e Nordeste, enquanto o Norte apresenta menor incidência, sugerindo necessidade de mais estudos epidemiológicos. Observou-se uma redução no uso de betainterferonas e acetato de glatirâmer, em contraste com o aumento significativo no uso de natalizumabe. Essas informações são cruciais para entender as práticas de tratamento e as políticas de saúde regionalizadas para a EMRR no Brasil.

Downloads

Biografia do Autor

Virginia de Oliveira Hahn, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Discente do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz. 

Layra Gabrielle Bressan Macedo, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Discente do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz. 

Isabella Filipake Pabis, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Discente do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz. 

Daiane Breda, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Docente do curso de medicina no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz. Graduada em Medicina pela Universidade Sul Catarinense. 

Clarissa Vasconcelos de Oliveira, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Docente do curso de medicina no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz. Doutora em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2025-03-20

Como Citar

Hahn, V. de O., Macedo, L. G. B., Pabis, I. F., Breda, D., & Oliveira, C. V. de. (2025). AVALIAÇÃO DO USO DE TERAPIAS MODIFICADORAS DO CURSO DA DOENÇA PARA ESCLEROSE MÚLTIPLA REMITENTE RECORRENTE NO BRASIL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 1380–1391. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18361