DESIGUALDADES SOCIAIS: UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DA EXTREMA POBREZA EM ANGOLA

Autores

  • José Rodrigues Jamba Segunda UDESC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18341

Palavras-chave:

Desigualdades sociais. Desenvolvimento. Pobreza. Emprego. Angola.

Resumo

Este artigo aborda a relação entre desigualdade social e a pobreza extrema em Angola, destacando as disparidades de renda, acesso a serviços básicos e oportunidades de desenvolvimento como fatores que contribuem para a persistência da pobreza. A falta de políticas públicas eficazes, a concentração de renda e a corrupção são apontadas como elementos que alimentam a desigualdade e dificultam o progresso social e econômico. O governo angolano é instado a combater a desigualdade e promover a inclusão social através de investimentos em educação, saúde, infraestrutura e empregabilidade, visto que as desigualdades de renda e acesso a serviços básicos são elevadas, privando as camadas mais pobres de oportunidades de desenvolvimento e melhores condições de vida.

Downloads

Biografia do Autor

José Rodrigues Jamba Segunda, UDESC

Doutorando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

Downloads

Publicado

2025-03-12

Como Citar

Segunda, J. R. J. (2025). DESIGUALDADES SOCIAIS: UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DA EXTREMA POBREZA EM ANGOLA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 761–780. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18341