AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SUPORTE PSICOLÓGICO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E IMPACTOS NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS NEURODIVERGENTES
Palavras-chave:
Apoio psicológico. Inclusão escolar. Políticas públicas bem-estar docente. Desempenho acadêmico.Resumo
Este livro aborda os desafios enfrentados pelos professores na criação de ambientes escolares inclusivos, especialmente no contexto brasileiro, onde as desigualdades sociais e econômicas ampliam as barreiras ao ensino e à aprendizagem. O objetivo é analisar a eficácia das políticas públicas de suporte psicológico para professores do ensino fundamental que atendem crianças neurodivergentes, identificando os desafios e lacunas na sua implementação. A metodologia baseia-se em uma revisão bibliográfica de estudos nacionais e internacionais, com enfoque em análises qualitativas que examinam a relação entre o bem-estar dos professores e a qualidade do ambiente escolar. Os resultados indicam que as políticas públicas de suporte emocional reduzem significativamente o estresse docente, fortalecem as práticas pedagógicas inclusivas e melhoram o desempenho acadêmico dos alunos. Contudo, desafios relacionados à implementação dessas políticas, como limitações financeiras e adaptações às realidades locais, ainda precisam ser superados. Conclui-se que a adoção de políticas bem planejadas e monitoradas pode transformar o ambiente escolar em um espaço mais democrático, acolhedor e eficiente.
Downloads

Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Atribuição CC BY