CRIANÇA PORTADORA DE DIABETES MELITUS 2: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Laís Sobreira Vianna Universidade Iguaçu
  • Márcia Luciane Soares Universidade Iguaçu
  • Edivaldo Freitas Portugal Júnior Universidade Iguaçu
  • Pedro Vicente Soares Universidade Iguaçu
  • Vitória Vicente Soares Universidade Iguaçu
  • Wanderson Alves Ribeiro Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18300

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus 2. Criança. Tratamento. Atenção a saúde. Fatores de risco.

Resumo

O Diabetes tipo II é uma doença crônica que afeta crianças em todo o mundo. O tratamento para a doença em crianças envolve mudanças no estilo de vida e, em alguns casos, medicamentos. As crianças também precisam de cuidados regulares de saúde e monitoramento de seus níveis de açúcar no sangue. No entanto, com o tratamento adequado e o apoio de seus pais e profissionais de saúde, as crianças portadoras de Diabetes tipo II podem levar uma vida saudável e ativa. Objetivo: Identificar através da literatura a importância da mudança de estilo de vida para sobrevida da criança portadora de Diabetes Mellitus 2. Metodologia: O presente trabalho trata-se de uma revisão integrativa de literatura, de método qualitativo, que teve como objetivo fazer um levantamento teórico com o propósito de esclarecer pontos relevantes da abordagem clinica da diabetes mellitus tipo 2 infantil. A pergunta de pesquisa foi: Quais desafios são enfrentados no tratamento não farmacológico a criança portadora DM 2? A busca de artigos essa realizada nas bases eletrônicas Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO) e MEDLINE por meio das palavras- chaves selecionadas segundo a classificação dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Diabetes Mellitus 2, Criança, Tratamento, Atenção a saúde, Fatores de risco. Como critérios de inclusão foram selecionados: artigos científicos completos online, disponíveis nos idiomas português, inglês e espanhol, publicados entre os anos de 2019 a 2022, com vistas a identificar as evidências da temática em questão. Resultados: Foram selecionados 10 artigos referente ao ano de (2019-2022) para construção do trabalho. Considerações finais: Conclui-se que as abordagens não farmacológicas e a mudança de estilo de vida saudável são estratégias eficazes para o tratamento e prevenção da Diabetes Mellitus tipo 2 em crianças.

Downloads

Biografia do Autor

Laís Sobreira Vianna, Universidade Iguaçu

Acadêmica de medicina da Universidade Iguaçu.

Márcia Luciane Soares, Universidade Iguaçu

Acadêmica de medicina da Universidade Iguaçu. 

Edivaldo Freitas Portugal Júnior, Universidade Iguaçu

Acadêmico de medicina da Universidade Iguaçu. 

Pedro Vicente Soares, Universidade Iguaçu

Acadêmico de medicina da Universidade Iguaçu. 

Vitória Vicente Soares, Universidade Iguaçu

Acadêmico de medicina da Universidade Iguaçu. 

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

Interno do curso de graduação em medicina da Universidade Iguaçu (UNIG); Enfermeiro; Mestre e Doutor pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense (PACCS/UFF).

Downloads

Publicado

2025-03-10

Como Citar

Vianna, L. S., Soares, M. L., Portugal Júnior, E. F., Soares, P. V., Soares, V. V., & Ribeiro, W. A. (2025). CRIANÇA PORTADORA DE DIABETES MELITUS 2: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 541–553. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18300