A RESILIÊNCIA E SEU IMPACTO NA SAÚDE E NA EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18291Palavras-chave:
Resiliência. Psicologia transpessoal. Fatores de risco. Fatores de proteção. Saúde mental. Educação. Autoconhecimento. Mindfulness.Resumo
A resiliência é a capacidade de se adaptar positivamente às adversidades, transformando dificuldades em oportunidades de crescimento. Este comportamento envolve habilidades como flexibilidade emocional, perseverança e aprendizado com os erros. A psicologia transpessoal, que explora aspectos espirituais e existenciais da experiência humana, oferece uma abordagem integradora para a saúde, buscando não só tratar os sintomas, mas também as causas profundas dos transtornos emocionais. Fatores de risco, como o uso de substâncias e o isolamento social, e fatores de proteção, como o apoio social e a prática de atividades físicas, são determinantes para a saúde mental e física. Na educação, a promoção de resiliência e o desenvolvimento emocional são essenciais, ajudando alunos a lidarem com estresse e adversidades. Programas de autoconhecimento e práticas de mindfulness podem ser incorporados ao currículo escolar para fortalecer essas habilidades. A psicologia transpessoal contribui, ainda, para uma visão holística da saúde, favorecendo um bem-estar integral. Ao aplicar essas propostas na educação, cria-se um ambiente mais equilibrado, onde os valores de resiliência e autoconhecimento são fundamentais para o desenvolvimento de indivíduos mais preparados para enfrentar desafios e viver de maneira adaptativa e saudável.
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