O CONSUMO DE TABACO E DO ÁLCOOL POR MILITARES ESTADUAIS: ESTUDO NO ÂMBITO DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ

Autores

  • Marcio Lopes Takayasu Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18279

Palavras-chave:

Ciências Policiais. Tabaco. Álcool. Militares Estaduais.

Resumo

O objetivo do artigo é demonstrar o consumo de tabaco e de álcool por militares estaduais da Polícia Militar do Paraná (PMPR) no período compreendido entre o ano de 2018 a 2022. Como metodologia, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental descritiva, com enfoque qualitativo. O consumo do tabaco e do álcool enquanto fenômeno social e contemporâneo é analisado a partir da perspectiva global, nacional e dos integrantes de instituições policiais. Os resultados demonstraram que a taxa de abstemia da amostra de policiais variou de 31% a 38%, significativamente inferior à média brasileira de 55% a 59,6%. Constatou-se que o consumo abusivo (ingestão de 4 doses ou mais em um único evento) de álcool entre os participantes policiais, apresentou a alarmante variação de 31% a 38%. O consumo mais que abusivo (6 ou mais doses em um único evento) chegou a patamares de 14,5% a 25,2%. No tocante ao consumo de tabaco, a variação foi de 7% a 9%, relativamente próximo à variação nacional de 9% a 9,8%. Ampla literatura sugere a correlação e a associação entre o consumo do tabaco e do álcool, substâncias que podem causar dependência. Concluiu-se que há a necessidade da continuidade da conscientização dos militares estaduais sobre as consequências prejudiciais do uso nocivo do tabaco e do álcool, bem como da sequência das avaliações, monitoramentos, estudos para o aprimoramento da qualidade de vida dos policiais e do atendimento integrado e especializado.

Downloads

Biografia do Autor

Marcio Lopes Takayasu, Universidade Federal do Paraná

Capitão da Polícia Militar do Paraná, Chefe da Subseção de Doutrina e Ensino da Seção de Planejamento da PMPR, Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Gestão Pública de Pessoas pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), especialista em MBA em Planejamento e Gerenciamento Estratégico pela Faculdade Educacional Araucária (UNIFACEAR).

Downloads

Publicado

2025-02-25

Como Citar

Takayasu, M. L. (2025). O CONSUMO DE TABACO E DO ÁLCOOL POR MILITARES ESTADUAIS: ESTUDO NO ÂMBITO DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 2199–2213. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18279