JÜRGEN HABERMAS E O “AGIR COMUNICATIVO” APLICADO À EDUCAÇÃO, SEGURANÇA PÚBLICA E COMUNIDADE ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE AS OCUPAÇÕES DE ESCOLAS SECUNDARISTAS EM SÃO PAULO (2015-2016)

Autores

  • Luis Humberto Caparroz Universidade Nacional de Rosário

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18264

Palavras-chave:

Agir Comunicativo. Educação Segurança; Comunidade Escolar.

Resumo

Neste artigo, realizou-se um breve estudo sobre os preceitos teóricos do “agir comunicativo” de Jürgen Habermas nos setores de educação e segurança, assim como foi analisado o quanto eles podem influenciar no comportamento de comunidades escolares. O objetivo central foi verificar se a “ação comunicativa” pode explicar ações particulares e coletivas nessas áreas, tendo por observação as ocupações de escolas secundaristas ocorridas no estado de São Paulo entre o final de 2015 e o começo de 2016. Para limitar o foco, foram considerados, nessas três dimensões, os seguintes recortes: na “educação” – o ensino público, mais precisamente o ensino médio; na “segurança” – dentro da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a comunicação interna entre o comando da instituição e os policiais militares que prestam serviços diretamente aos cidadãos, observando que existem 645 municípios onde ocorrem esses atendimentos; e na “comunidade escolar” – o sentimento de solidariedade evidenciado no contexto das ocupações de escolas estaduais de ensino médio, buscando entender se tais preceitos teóricos podem ajudar a explicá-lo. Ao final, foi possível constatar que a teoria desenvolvida por Habermas pode ajudar na compreensão das nuances das questões aqui estudadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Humberto Caparroz, Universidade Nacional de Rosário

Doutorando em Educação pela Universidade Nacional de Rosário (UNR).

Downloads

Publicado

2025-02-25

Como Citar

Caparroz, L. H. (2025). JÜRGEN HABERMAS E O “AGIR COMUNICATIVO” APLICADO À EDUCAÇÃO, SEGURANÇA PÚBLICA E COMUNIDADE ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE AS OCUPAÇÕES DE ESCOLAS SECUNDARISTAS EM SÃO PAULO (2015-2016). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 2352–2365. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18264