A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO

Autores

  • Alexandra Moreno Pinho COLLEGE EDUCALER
  • Elaine Araújo dos Santos COLLEGE EDUCALER

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18208

Palavras-chave:

Formação. Docente. Ludicidade. Cultura Negra. Diversidade.

Resumo

O presente artigo rastreia entorno de produções sobre formação docente para a ludicidade como princípio de valorização da história e cultura negra em contexto da diversidade, objetivando analisar contribuições que tiveram como contexto o interior da Bahia. Tal estudo, de base qualitativa, foi ancorado na cartografia conforme preconiza Deleuze e Guatarri (2011), teve como procedimento a revisão sistemática e o mapeamento cartográfico, evidenciando no cenário pesquisado a importância do lúdico dentro do processo de aprendizagem, a necessidade de se pensar a formação continuada de professores na perspectiva lúdica, envolvendo a construção de práticas voltadas à valorização da diversidade e contemplação das diferenças coletivas e individuais que compõem o espaço escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Moreno Pinho, COLLEGE EDUCALER

Doutora em Educação (Universidade de Barcelona); Mestre em Terapia Corporal e Psicomotricidade (Universidade de Barcelona); Licenciatura em Pedagogia (UCSAL); Professora e orientadora da COLLEGE EDUCALER.

Elaine Araújo dos Santos, COLLEGE EDUCALER

Licenciada em Pedagogia (UNEB); Especializada em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FACIBA- Faculdade de Ciências da Bahia); Mestranda da COLLEGE EDUCALER. 

Downloads

Publicado

2025-02-19

Como Citar

Pinho, A. M., & Santos, E. A. dos. (2025). A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 1688–1699. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18208