A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18189

Palavras-chave:

Crianças. Educação especial. Educação Inclusiva. Educação Infantil.

Resumo

Neste artigo aborda-se o tema a educação especial na perspectiva da educação inclusiva na educação infantil. Sabe-se que as crianças com deficiência, autismo, altas habilidades e/ou superdotação devem ser incluídas no ensino regular, mas para que isto aconteça é preciso que as instituições de educação infantil ofereçam estrutura física para recebê-las e atendê-las. É necessário garantir a todas as crianças uma educação que contribua com o seu desenvolvimento integral e também que as unidades educativas sejam de fato inclusivas em todos os aspectos educacionais.  Todas as crianças devem ter a mesma igualdade de condições tanto no acesso quanto na permanência escolar, porém, os desafios enfrentados pelos profissionais no cotidiano da educação infantil nos mostram que também é necessária a abrangência de políticas e projetos educacionais que contemplem a todas as crianças para que de fato elas possam ter seus direitos garantidos e respeitados. Os professores precisam e devem receber formação continuada, pois é necessário realizar propostas pedagógicas que contemplem todas as crianças e proporcionem vivências que garantam a ampliação dos repertórios delas, contribuindo para o seu pleno desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Maria Patrícia Soares da Silva de Souza, Christian Business School

Mestranda CBS - Christian Business School.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Biologia. UFPE - Universidade Federal de Pernambuco - Orientador. https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

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Publicado

2025-02-19

Como Citar

Souza, M. P. S. da S. de, & Coutinho, D. J. G. (2025). A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 1656–1669. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18189