A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18189Palavras-chave:
Crianças. Educação especial. Educação Inclusiva. Educação Infantil.Resumo
Neste artigo aborda-se o tema a educação especial na perspectiva da educação inclusiva na educação infantil. Sabe-se que as crianças com deficiência, autismo, altas habilidades e/ou superdotação devem ser incluídas no ensino regular, mas para que isto aconteça é preciso que as instituições de educação infantil ofereçam estrutura física para recebê-las e atendê-las. É necessário garantir a todas as crianças uma educação que contribua com o seu desenvolvimento integral e também que as unidades educativas sejam de fato inclusivas em todos os aspectos educacionais. Todas as crianças devem ter a mesma igualdade de condições tanto no acesso quanto na permanência escolar, porém, os desafios enfrentados pelos profissionais no cotidiano da educação infantil nos mostram que também é necessária a abrangência de políticas e projetos educacionais que contemplem a todas as crianças para que de fato elas possam ter seus direitos garantidos e respeitados. Os professores precisam e devem receber formação continuada, pois é necessário realizar propostas pedagógicas que contemplem todas as crianças e proporcionem vivências que garantam a ampliação dos repertórios delas, contribuindo para o seu pleno desenvolvimento.
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