AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, O ENSINO - APRENDIZAGEM E AS VIVÊNCIAS DE TRABALHO NO PERÍODO EMERGENCIAL DA PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18175Palavras-chave:
Pandemia. Tecnologias digitais. Ensino – Aprendizagem. Implicações.Resumo
A principal finalidade deste artigo é identificar os principais aspectos das práticas docentes durante o período da pandemia no Brasil, e as consequências oriundas covid-19 na educação. A educação vivenciou mudanças abruptas, sobretudo no que se refere as atividades referentes ás práticas pedagógicas. Pois, como o acesso ás escolas foi interrompido, a aula abstrata e presencial, passou a ser secundária, onde os Professores tiveram que rever suas práticas pedagógicas, adaptando - se a um novo formato de aulas, no caso, as aulas on - line. Nesse cerne, foram introduzidas as TDIC - TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO nas práticas pedagógicas, logo, foram utilizados e acessados novos mecanismos de ensino - aprendizagens, com as criações de grupos de whatsApp, que envolveram as turmas, alunos, professores, pais, coordenadores e diretores da escola, bem como as aulas passaram a serem vivenciadas através dos recursos tecnológicos, como: google meet, google classroom, zoom, aulas síncronas, assíncronas, vídeos chamadas, vídeo aulas, e - mail e PDF. Destarte, as novas práticas pedagógicas trouxeram grandes desafios, e consequências, tanto para o corpo discente, como para o corpo docente, bem como para construção de saberes, que de certo modo, deveriam ser significativos e satisfatórios, que poderia culminar para uma educação de qualidade, onde o direito dos alunos fosse garantido.
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