AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, O ENSINO - APRENDIZAGEM E AS VIVÊNCIAS DE TRABALHO NO PERÍODO EMERGENCIAL DA PANDEMIA

Autores

  • Océlio Brito da Silva Veni Creator Chistian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18175

Palavras-chave:

Pandemia. Tecnologias digitais. Ensino – Aprendizagem. Implicações.

Resumo

A principal finalidade deste artigo é identificar os principais aspectos das práticas docentes durante o período da pandemia no Brasil, e as consequências oriundas covid-19 na educação. A educação vivenciou mudanças abruptas, sobretudo no que se refere as atividades referentes ás práticas pedagógicas. Pois, como o acesso ás escolas foi interrompido, a aula abstrata e presencial, passou a ser secundária, onde os Professores tiveram que rever suas práticas pedagógicas, adaptando - se a um novo formato de aulas, no caso, as aulas on - line. Nesse cerne, foram introduzidas as TDIC - TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO nas práticas pedagógicas, logo, foram utilizados e acessados novos mecanismos de ensino - aprendizagens, com as criações de grupos de whatsApp, que envolveram as turmas, alunos, professores, pais, coordenadores e diretores da escola, bem como as aulas passaram a serem vivenciadas através dos recursos tecnológicos, como: google meet, google classroom, zoom, aulas síncronas, assíncronas, vídeos chamadas, vídeo aulas, e - mail e PDF. Destarte, as novas práticas pedagógicas trouxeram grandes desafios, e consequências, tanto para o corpo discente, como para o corpo docente, bem como para construção de saberes, que de certo modo, deveriam ser significativos e satisfatórios, que poderia culminar para uma educação de qualidade, onde o direito dos alunos fosse garantido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Océlio Brito da Silva, Veni Creator Chistian University

Mestrando em Ciências da Educação pela Veni Creator Chistian University. Especialista em História do Brasil pela FIP. Professor do Ensino Fundamental e Médio, nas redes estaduais de Pernambuco e Rio Grande do Norte. Graduado em História pela UFPB.

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutora em Geografia pela UFPE. Docente do curso de Mestrado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

Downloads

Publicado

2025-02-17

Como Citar

Silva, O. B. da, & Santos, M. P. M. dos. (2025). AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, O ENSINO - APRENDIZAGEM E AS VIVÊNCIAS DE TRABALHO NO PERÍODO EMERGENCIAL DA PANDEMIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 1453–1464. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18175