INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO: EVOLUÇÃO DA ABORDAGEM TERAPÊUTICA

Autores

  • Patrícia Carla de Sá Stanesco Batuli Proence Domingues Universidade Iguaçu
  • Wanderson Alves Ribeiro Universidade Iguaçu
  • Márcia Luciane Soares Universidade Iguaçu
  • Davi de Sá Batuli Vezu Baglione Universidade Iguaçu
  • Monique Paula Gama Universidade Iguaçu
  • Laís Sobreira Vianna Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18150

Palavras-chave:

Antagonistas beta-adrenérgicos. Infarto do miocárdio. Duração da terapia.

Resumo

O infarto agudo do miocárdio (IAM) é um evento médico agudo que ocorre quando há uma interrupção do fluxo sanguíneo para uma parte do músculo cardíaco, resultando em danos ao tecido cardíaco. Vale destacar houve a evolução da abordagem terapêutica IAM ao longo das últimas décadas, com o objetivo de melhorar a sobrevida e reduzir as complicações. Objetivo: Analisar através da literatura a respeito da terapia com bloqueadores beta-adrenérgicos em pacientes após o IAM e seus benefícios. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa que visa sintetizar o conhecimento, fundamentando-se na aplicabilidade de resultados de estudos significativos para a prática. A pergunta de pesquisa foi: Quais terapias medicamentosas são utilizadas atualmente e qual a eficácia de cada uma delas? A busca foi realizada na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysisand Retrieval System Online (MEDLINE) e também no portal eletrônico Scientific Eletronic Library online (SciELO) através dos descritores e palavras-chave associadas aos operadores booleanos: Antagonistas beta-adrenérgicos, Infarto do miocárdio, Duração da terapia. Como critérios de inclusão foram selecionados: artigos científicos completos online, disponíveis nos idiomas português, espanhol e inglês, publicados entre os anos de 2019 a 2023, com vistas a identificar as evidências da temática em questão. Resultados: Foi selecionados 10 artigos para discussão da temática. Considerações finais: Conclui-se que apesar da terapia invasiva e farmacológica terem tido avanços significativos no tratamento do IAM, é importante destacar que a prevenção primária, com a adoção de hábitos saudáveis de vida, ainda é a melhor forma de evitar a doença. A adoção de uma dieta equilibrada, prática regular de atividade física e abandono do tabagismo são medidas importantes para a prevenção do IAM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Carla de Sá Stanesco Batuli Proence Domingues, Universidade Iguaçu

Acadêmica do curso de graduação em medicina pela Universidade Iguaçu (UNIG).

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

Interno do curso de graduação em medicina da Universidade Iguaçu (UNIG); Enfermeiro; Mestre e Doutor pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense (PACCS/UFF).

Márcia Luciane Soares, Universidade Iguaçu

Acadêmica do curso de graduação em medicina pela Universidade Iguaçu (UNIG).

Davi de Sá Batuli Vezu Baglione, Universidade Iguaçu

Acadêmico do curso de graduação em medicina pela Universidade Iguaçu (UNIG).

Monique Paula Gama, Universidade Iguaçu

Acadêmica do curso de graduação em medicina pela Universidade Iguaçu (UNIG).

Laís Sobreira Vianna, Universidade Iguaçu

Acadêmica do curso de graduação em medicina pela Universidade Iguaçu (UNIG).

Downloads

Publicado

2025-02-17

Como Citar

Domingues, P. C. de S. S. B. P., Ribeiro, W. A., Soares, M. L., Baglione, D. de S. B. V., Gama, M. P., & Vianna, L. S. (2025). INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO: EVOLUÇÃO DA ABORDAGEM TERAPÊUTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 1330–1343. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18150