REDE DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA AUTISTA SOB A ÓTICA DAS MÃES

Autores

  • Ayrtton Anacleto Lima dos Santos Faculdade Educamais
  • Maria Emília Ferraz Almeida de Melo Universidade Pernambuco
  • Denyse Brito Nunes UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1815

Palavras-chave:

Transtorno Autístico; Criança. Assistência Integral à Saúde. Sistema Único de Saúde

Resumo

Objetivo: Avaliar a percepção das mães de crianças com autismo acerca da rede de cuidado integral a saúde dos seus filhos. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de corte transversal, cuja amostra foi formada por mães de crianças com autismo atendidas na Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (APAE) da cidade de Petrolina-PE. Foi entregue um questionário semi-estruturado às mães, contendo perguntas acerca de dados pessoais e informações de acesso aos serviços de saúde, que contemplavam avaliação, intervenção, acompanhamento no contexto domiciliar e educacional. Resultados: houve prevalência de mães que residem em cidades circunvizinhas, com dificuldades de transporte para chegar aos serviços de saúde e no agendamento de consultas nas Unidades Básicas de Saúde. Quanto ao acompanhamento de seu filho por profissionais de saúde, esse era realizado, principalmente, pelos neurologistas e fonoaudiólogos e em menor número por fisioterapeutas e nutricionistas. Conclusão: Foram detectadas algumas das fragilidades da assistência à saúde dessas crianças, como dificuldades de acesso aos serviços de saúde, bem como algumas potencialidades, evidenciadas pelo bom acolhimento dos profissionais que prestam assistência às famílias.

Biografia do Autor

Ayrtton Anacleto Lima dos Santos, Faculdade Educamais

Pós-graduado em Saúde do Trabalhador pela Faculdade Educamais. Graduado em Fisioterapia pela Universidade de Pernambuco (UPE). Fisioterapeuta com atuação na docência nas instituições: Centro Técnico Senhor do Bonfim (CETESB) e Complexo Educacional FESN para cursos de nível técnico. E-mail: ayrtton.anacleto@gmail.com.

Maria Emília Ferraz Almeida de Melo, Universidade Pernambuco

Doutorado em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde Pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM – Furg. Mestrado em Patologia- Universidade Federal de Pernambuco. Especialização em Especialização em Neuroeducação e Primeira Infância- Centro Iberoamericano de Neurociências, Educação e Desenvolvimento Humano. Especialização em Especialização Profissional em Fisioterapia Neurofuncional- Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional- Especialização em Terapial Manual e Postural- Centro de Ensino Superior de Maringá. Graduação em Fisioterapia- Faculdade Integrada do Recife. Atualmente é professora adjunta do curso de Fisioterapia da Universidade de Pernambuco (UPE), nas disciplinas de Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente e Estágio Supervisionado. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Neurofuncional e Reeducação Postural Global (RPG), atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, neurologia, terapia manual e postural, RPG, Conceito Bobath (adulto e infantil), Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva e Promoção à Saúde. É tutora no projeto PET Interprofissionalidade pela UPE campus Petrolina. Universidade Pernambuco. E-mail: emilia_ferraz@hotmail.com.

Denyse Brito Nunes, UNINASSAU

Mestre em Ergonomia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialização em Saúde Coletiva e Sociedade pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão. Graduação em Fisioterapia-  Centro Universitário Maurício de Nassau – Recife. Docente da UNINASSAU e Faculdade São Francisco de Juazeiro (FASJ). E-mail: ft.denysebrito@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-08-13

Como Citar

Santos, . A. A. L. dos ., Melo, M. E. F. A. de, & Nunes, D. B. (2021). REDE DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA AUTISTA SOB A ÓTICA DAS MÃES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 1396–1406. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1815