A INFLUÊNCIA DA DENGUE NAS INTERCORRÊNCIAS DURANTE A GESTAÇÃO EM UM HOSPITAL-ESCOLA NO OESTE DO PARANÁ

Autores

  • Maria Eduarda Alves Elias Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz
  • Gabriela Fátima Rodrigues Maffei Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz
  • Jonatan Rinaldi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rita de Cássia Brum Malacarne FHSL
  • Winny Hirome Takahashi Yonegura Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18122

Palavras-chave:

Dengue. Gestação. Complicações.

Resumo

Objetivo: Analisar as intercorrências materno-fetais-obstétricas das gestantes atendidas na Fundação Hospitalar São Lucas (FHSL), localizada em Cascavel-PR, que contraíram dengue durante a gestação e tiveram o parto no período avaliado. Metodologia: Estudo retrospectivo, quantitativo e descritivo realizado a partir de dados dos prontuários das gestantes que contraíram dengue durante a gestação, confirmada com um teste laboratorial ou caso suspeito com notificação compulsória, que tiveram o parto na Fundação Hospitalar São Lucas (FHSL) no período de 01 de Agosto de 2023 a 01 de Agosto de 2024. Foram coletados dados como idade, trimestre gestacional da infecção, paridade, comorbidades maternas e desfechos do parto. Resultados: Foram incluídas 20 pacientes no estudo e os resultados revelaram um predomínio de pacientes com idades de 31 a 36 anos, multíparas e que adquiriram a doença no 3º trimestre gestacional. O hipotireoidismo foi a comorbidade materna mais encontrada. Além disso, algumas gestantes comórbidas tiveram complicações como gestação anembrionária e hidropsia fetal. Quanto aos demais desfechos, observou-se 15 partos cesáreos, 4 normais, 2 hemorragias pós-parto, 1 aborto, 1 óbito materno e fetal e 1 baixo peso ao nascer. Conclusão: Evidenciam-se as repercussões negativas da dengue na gestação, especialmente naquelas com comorbidades prévias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Alves Elias, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Acadêmica de Medicina no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz.

Gabriela Fátima Rodrigues Maffei, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Acadêmica de Medicina no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz.

Jonatan Rinaldi, Universidade Federal de Santa Catarina

Coorientador.  Residente de Clínica Médica no Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC). 

Rita de Cássia Brum Malacarne, FHSL

Coorientadora. Residente de Ginecologia e Obstetrícia na Fundação Hospitalar São Lucas (FHSL).

Winny Hirome Takahashi Yonegura, Universidade Estadual de Londrina

Orientador.  Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (2003), Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital do Servdor Público Estadual de São Paulo (2004-2006) e Mestrado em Ciências da Saúde nessa mesma instituição (2012). Professora na área.  de Ginecologia e Obstetrícia no Centro Universitário FAG. 

Downloads

Publicado

2025-02-11

Como Citar

Elias, M. E. A., Maffei, G. F. R., Rinaldi, J., Malacarne, R. de C. B., & Yonegura, W. H. T. (2025). A INFLUÊNCIA DA DENGUE NAS INTERCORRÊNCIAS DURANTE A GESTAÇÃO EM UM HOSPITAL-ESCOLA NO OESTE DO PARANÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 836–849. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18122