ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DA INCIDÊNCIA DA SÍFILIS GESTACIONAL NO ESTADO DO PARANÁ DE 2014 A 2023

Autores

  • Luana Silva Ferreira FAG
  • Taciana Rymsza FAG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18116

Palavras-chave:

Sífilis. Sífilis Gestacional. Paraná.

Resumo

A sífilis é a Infecção Sexualmente Transmissível curável mais prevalente no mundo e vem há séculos sendo um problema de saúde pública. A sífilis gestacional é a condição na qual a mulher portadora da bactéria Treponema Pallidum engravida e torna-se um vetor para a passagem da doença pela via transplacentária para o concepto. Essa infecção do feto, conhecida como sífilis gestacional, gera diversos malefícios ao seu desenvolvimento, podendo causar até mesmo o aborto. No recém-nascido infectado durante a gestação ou parto tem-se a sífilis congênita, a qual permanece prejudicando a vida da criança até seu efetivo tratamento com a medicação padrão, a penicilina. Neste estudo avaliamos os casos de sífilis gestacional no estado do Paraná entre 2014 e 2023, com o objetivo de avaliar se existem padrões de acometimento da doença com base na idade, escolaridade e macrorregião de residência das pacientes afetadas. Esses dados foram coletados da plataforma TABNET-DATASUS, a qual armazena informações disponibilizadas pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Paraná. A partir da análise desses dados, concluiu-se que apesar da educação sexual vigente nas escolas brasileiras, a sífilis permanece sendo uma grande problemática na saúde pública do país ao longo dos anos. No Paraná,  a condição teve um aumento nos últimos cinco anos em relação aos cinco anos anteriores, afetando de maneira mais marcante gestantes com ensino fundamental incompleto e gestantes que residem na macrorregião leste do estado. Mostrando ser hiperativa uma nova forma de conscientização da população para que ocorram mudanças reais no cenário da IST. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Silva Ferreira, FAG

Graduanda no curso de medicina da FAG. 

Taciana Rymsza, FAG

Orientadora no curso de medicina da FAG. Médica Ginecologista e Obstetra pelo Hospital Universitário do Oeste do Paraná. 

Downloads

Publicado

2025-02-17

Como Citar

Ferreira, L. S., & Rymsza, T. (2025). ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DA INCIDÊNCIA DA SÍFILIS GESTACIONAL NO ESTADO DO PARANÁ DE 2014 A 2023. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 1382–1399. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18116