AVALIAÇÃO DA SOBRECARGA MENTAL DOS ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO, EM RELAÇÃO A CARGA HORÁRIA CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18077Palavras-chave:
Saúde Mental. Estudantes de enfermagem. Sobrecarga mental.Resumo
Esse artigo buscou avaliar a sobrecarga mental entre os discentes do curso de graduação em enfermagem de uma universidade federal do triângulo mineiro e identificar os principais fatores que contribuem para o sofrimento mental, além de analisar a relação entre carga curricular acadêmica, estresse e sofrimento mental. Este é um estudo descritivo de abordagem qualitativa por meio da análise do discurso segundo Minayo (1998), que utilizou um questionário elaborado e semiestruturado pelos próprios autores, com o objetivo de identificar a sobrecarga mental e os principais fatores que contribuem para o sofrimento mental entre os alunos do curso de graduação em enfermagem. O estudo foi desenvolvido com 20 discentes do primeiro ao décimo período do curso de graduação em enfermagem, no período de agosto a setembro de 2024. Os resultados desse estudo demonstra que há um grande aumento da sobrecarga mental do público alvo da pesquisa, tendo relação com a carga horária extensa e a forma como ela é distribuída ao longo do curso, a necessidade de realizar tarefas extra-curriculares, a pressão psicológica sofrida por partes de alguns professores e a dificuldade de conciliar emprego e o curso integral.
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