PAISAGISMO NO AMBIENTE ESCOLAR: UM DISPOSITIVO PARA SE PENSAR EM POLÍTICAS PÚBLICAS QUE POSSIBILITEM A APROXIMAÇÃO DE CRIANÇAS COM A NATUREZA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.18044Palavras-chave:
Natureza. Meio Ambiente. Paisagismo.Resumo
O artigo tem por objetivo discorrer experiencias de professoras em um projeto 24 horas intitulado “Paisagismo no ambiente escolar” realizado em uma escola estadual no município de Cáceres/MT com crianças do ensino fundamental. O intuito da escrita do presente artigo é de instigar um repensar nas políticas públicas da educação no que se refere ao contato das crianças com a natureza. Sabemos que o termo “meio ambiente” é considerado pelo pensamento geral de estudiosos, como sinônimo de natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado, sendo assim, é de extrema relevância estabelecer a noção no ser humano de pertencimento ao meio ambiente, no qual possui vínculos naturais para a sua sobrevivência, desde pequeno. O termo paisagismo de acordo com Rebouças (2004) é a resultante relação entre o clima e o solo, que são os processos evolutivos do homem sobre a natureza frente as suas vontades impostas pela sociedade. O projeto 24 horas foi pensado com propósito de possibilitar um ambiente onde as crianças pudessem estar em contato com plantio e organização como forma de preservar a natureza.
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