PAISAGISMO NO AMBIENTE ESCOLAR: UM DISPOSITIVO PARA SE PENSAR EM POLÍTICAS PÚBLICAS QUE POSSIBILITEM A APROXIMAÇÃO DE CRIANÇAS COM A NATUREZA

Autores

  • Rosilene Lopes de Pinho UNEMAT
  • Eliziane Senes Alves de Souza UNEMAT
  • Rita de Cássia Beck de Oliveira UNEMAT
  • Senira Inácio da Silva FAPAN
  • Ozeni Ferminio Prudêncio FAVENI
  • Fernanda Benedita Garcia de Moraes UniSerra

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.18044

Palavras-chave:

Natureza. Meio Ambiente. Paisagismo.

Resumo

O artigo tem por objetivo discorrer experiencias de professoras em um projeto 24 horas intitulado “Paisagismo no ambiente escolar” realizado em uma escola estadual no município de Cáceres/MT com crianças do ensino fundamental. O intuito da escrita do presente artigo é de instigar um repensar nas políticas públicas da educação no que se refere ao contato das crianças com a natureza. Sabemos que o termo “meio ambiente” é considerado pelo pensamento geral de estudiosos, como sinônimo de natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado, sendo assim, é de extrema relevância estabelecer a noção no ser humano de pertencimento ao meio ambiente, no qual possui vínculos naturais para a sua sobrevivência, desde pequeno. O termo paisagismo de acordo com Rebouças (2004) é a resultante relação entre o clima e o solo, que são os processos evolutivos do homem sobre a natureza frente as suas vontades impostas pela sociedade. O projeto 24 horas foi pensado com propósito de possibilitar um ambiente onde as crianças pudessem estar em contato com plantio e organização como forma de preservar a natureza.

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Biografia do Autor

Rosilene Lopes de Pinho, UNEMAT

Mestre em Educação. Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT. 

Eliziane Senes Alves de Souza, UNEMAT

Mestre em Educação, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

Rita de Cássia Beck de Oliveira, UNEMAT

Doutoranda em Linguística, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

Senira Inácio da Silva, FAPAN

Especialista em Educação Especial com Ênfase em Libras, Faculdade do Pantanal -FAPAN.

Ozeni Ferminio Prudêncio, FAVENI

Especialista em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual, Faculdade Venda Nova do Imigrante-FAVENI.

Fernanda Benedita Garcia de Moraes, UniSerra

Especialista em Psicopedagogia, Faculdade de Educação de Tangará da Serra-UniSerra.

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Publicado

2025-01-28

Como Citar

Pinho, R. L. de, Souza, E. S. A. de, Oliveira, R. de C. B. de, Silva, S. I. da, Prudêncio, O. F., & Moraes, F. B. G. de. (2025). PAISAGISMO NO AMBIENTE ESCOLAR: UM DISPOSITIVO PARA SE PENSAR EM POLÍTICAS PÚBLICAS QUE POSSIBILITEM A APROXIMAÇÃO DE CRIANÇAS COM A NATUREZA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 2717–2725. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.18044