EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRINCÍPIOS, DESAFIOS E PRÁTICAS

Autores

  • Pedro Borba Lopes Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.18025

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Desafios. Práticas.

Resumo

Este artigo discute a educação inclusiva como um paradigma educacional que visa garantir o acesso à educação de qualidade a todos os alunos, independentemente de suas condições. São abordados os princípios da educação inclusiva, os desafios enfrentados na sua implementação, e as práticas bem-sucedidas que promovem a inclusão.A educação inclusiva está enraizada em movimentos sociais e políticas públicas que visam à igualdade de direitos. A Declaração de Salamanca (1994) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) são marcos importantes. A inclusão escolar transforma o sistema educacional para atender às necessidades de todos os alunos, valorizando a diversidade e a equidade.Os principais desafios incluem barreiras atitudinais (preconceito e falta de preparo dos profissionais), falta de recursos e infraestrutura, e a necessidade de adaptação curricular. É necessário investimento em formação continuada dos educadores, infraestrutura adequada, e currículos flexíveis. Práticas como ensino colaborativo, educação por projetos, e uso de tecnologias assistivas promovem a inclusão. A criação de ambientes escolares acolhedores e programas de sensibilização são medidas eficazes. Estudos mostram que escolas que adotaram práticas inclusivas viram melhorias nos desempenhos acadêmico e social dos alunos, e ambientes mais acolhedores.

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Biografia do Autor

Pedro Borba Lopes, Christian Business School

Doutorando em Ciências da Educação pela Christian Business School. Mestre em Ciências Jurídicas pela UAL- Universidade Autónoma Luis de Camões e UNIMAR - Universidade de Marilia, e mestre em Administração pela MUST University Flórida e UNAMA - Universidade da Amazônia

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Publicado

2025-01-29

Como Citar

Lopes, P. B. (2025). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRINCÍPIOS, DESAFIOS E PRÁTICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 2797–2800. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.18025