EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRINCÍPIOS, DESAFIOS E PRÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.18025Palavras-chave:
Educação inclusiva. Desafios. Práticas.Resumo
Este artigo discute a educação inclusiva como um paradigma educacional que visa garantir o acesso à educação de qualidade a todos os alunos, independentemente de suas condições. São abordados os princípios da educação inclusiva, os desafios enfrentados na sua implementação, e as práticas bem-sucedidas que promovem a inclusão.A educação inclusiva está enraizada em movimentos sociais e políticas públicas que visam à igualdade de direitos. A Declaração de Salamanca (1994) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) são marcos importantes. A inclusão escolar transforma o sistema educacional para atender às necessidades de todos os alunos, valorizando a diversidade e a equidade.Os principais desafios incluem barreiras atitudinais (preconceito e falta de preparo dos profissionais), falta de recursos e infraestrutura, e a necessidade de adaptação curricular. É necessário investimento em formação continuada dos educadores, infraestrutura adequada, e currículos flexíveis. Práticas como ensino colaborativo, educação por projetos, e uso de tecnologias assistivas promovem a inclusão. A criação de ambientes escolares acolhedores e programas de sensibilização são medidas eficazes. Estudos mostram que escolas que adotaram práticas inclusivas viram melhorias nos desempenhos acadêmico e social dos alunos, e ambientes mais acolhedores.
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