ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA A REDUÇÃO DOS EFEITOS NOCIVOS NA SAÚDE OCULAR DEVIDO AO USO EXCESSIVO DO USO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS

Autores

  • Matheus Nascimento da Silva UNINORTE
  • Douglas José Angel FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.17972

Palavras-chave:

Dispositivos eletrônicos. Estratégias educacionais. Saúde ocular. Telas.

Resumo

A presente pesquisa abordou uma temática de grande relevância na contemporaneidade, com o aumento da tecnologia e da globalização, vivendo na era digital, as pessoas estão cada vez mais conectadas, o uso de dispositivos eletrônicos é algo que faz parte da vida de todos, mas é necessário se ater aos danos que eles podem causar com o uso em excesso, acarretando efetivos nocivos a saúde ocular e a qualidade de vida. O objetivo da pesquisa é descrever os impactos acarretados pelo uso excessivo de dispositivos eletrônicos na saúde ocular da nova geração, descrevendo estratégias educacionais para a amenização desses efeitos. A metodologia utilizada é uma revisão sistemática de literatura, na qual o autor, por meio de leituras em artigos, revistas de medicina e demais periódicos com a aplicação de descritores para a melhor seleção do material que tem relação com o tema. Os resultados com base em oito dos principais artigos utilizados, a maioria apontando que o uso excessivo de telas e dispositivos eletrônicos acarreta problemas a saúde ocular da nova geração. Concluiu-se a necessidade da mais estudos, com dados precisos, sustentando as variáveis julgadas necessárias.

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Biografia do Autor

Matheus Nascimento da Silva, UNINORTE

Graduando em medicina. UNINORTE, Acre, Rio Branco, Brasil.

Douglas José Angel, FIOCRUZ

Especialista em Gestão de Serviços de Saúde. ENSP/FIOCRUZ, Brasil.

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Publicado

2025-02-06

Como Citar

Silva, M. N. da, & Angel, D. J. (2025). ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA A REDUÇÃO DOS EFEITOS NOCIVOS NA SAÚDE OCULAR DEVIDO AO USO EXCESSIVO DO USO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 497–513. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.17972