CULTURA MAKER NO YOUTUBE: UMA PRÁTICA SOCIAL COLABORATIVA

Autores

  • Wagner Oliveira Belo Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.17962

Palavras-chave:

Movimento maker. Educação maker. YouTube.

Resumo

O movimento maker já é uma realidade dentro e fora da escola e, também, no YouTube, a maior plataforma de vídeos da internet. No Brasil, o movimento maker já começou a aparecer e modificar a educação, incentivando os alunos a colocarem mais a mão na massa, ajudando-os a resolver problemas de forma criativa em sala de aula e levando esse conhecimento para o dia a dia. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e netnográfica, o artigo pretende descrever o desenvolvimento dessa cultura e como a sua manifestação nessa mídia social apresenta uma prática social colaborativa, assim como uma produtiva maneira de aprender, apontando como amostra desse fenômeno as interações possibilitadas em um vídeo do canal Manual do Mundo.

Downloads

Biografia do Autor

Wagner Oliveira Belo, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Difusão do Conhecimento, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação. 

Downloads

Publicado

2025-03-14

Como Citar

Belo, W. O. (2025). CULTURA MAKER NO YOUTUBE: UMA PRÁTICA SOCIAL COLABORATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 900–913. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.17962