A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: PERCEPÇÕES E REFLEXÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17866

Palavras-chave:

Supervisão Pedagógica. Desenvolvimento Profissional Docente. Aperfeiçoamento Pedagógico.

Resumo

O presente artigo reflete sobre “a supervisão pedagógica e o desenvolvimento profissional: percepções e reflexões” resultou de uma pesquisa de maior dimensão realizada no contexto do programa de doutoramento em Ciências da Educação e cujo tema central eram as questões em torno da supervisão pedagógica. Partindo de uma situação profissional vivenciada numa escola secundária, foi-se constatando que as visitas supervisivas eram caracterizadas por ações rotineiras, visitas repentinas e com falta de feedback aos supervisionados, não facilitando o entendimento das ações supervisivas. Este facto despoletou algumas reflexões e daí emergiu a questão central de pesquisa: quais são as percepções dos professores sobre a supervisão pedagógica enquanto contributo para o desenvolvimento profissional docente? Nesse sentido, o objetivo principal era analisar a visão dos professores sobre o processo de supervisão pedagógica enquanto caminho para o aperfeiçoamento da profissão docenteAssim, a pesquisa baseou-se numa metodológica de cariz qualitativa e elegeu-se a entrevista semi-estruturada dirigida a cinco professores para a recolha de dados. Como principais resultados, o estudo demonstrou que refletir com base no agir profissional promove o desenvolvimento profissional docente, quando os interlocutores supervisionados são envolvidos e comprometidos no seu aperfeiçoamento pedagógico.

Downloads

Biografia do Autor

Feliciano Henriques Magaissa, Universidade Católica de Moçambique

Doutorando em Inovação Educativa na Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique, Nampula, Moçambique. Orcid: https://orcid.org/0009-0000-8529-4885.

Evangelina Bonifácio, CITED - Instituto Politécnico de Bragança & Universidade Católica de Moçambique

Orientadora na Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique, Nampula, Moçambique. Pós-doutorada em Ciências da Educação - área de Pedagogia Social pela Universidade Católica Portuguesa. CITED – Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento, Instituto Politécnico de Bragança, Campus de Santa Apolónia, Bragança, Portugal; Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5556-3984. 

Downloads

Publicado

2025-01-14

Como Citar

Magaissa, F. H., & Bonifácio, E. (2025). A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: PERCEPÇÕES E REFLEXÕES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 1074–1095. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17866