A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: PERCEPÇÕES E REFLEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17866Palavras-chave:
Supervisão Pedagógica. Desenvolvimento Profissional Docente. Aperfeiçoamento Pedagógico.Resumo
O presente artigo reflete sobre “a supervisão pedagógica e o desenvolvimento profissional: percepções e reflexões” resultou de uma pesquisa de maior dimensão realizada no contexto do programa de doutoramento em Ciências da Educação e cujo tema central eram as questões em torno da supervisão pedagógica. Partindo de uma situação profissional vivenciada numa escola secundária, foi-se constatando que as visitas supervisivas eram caracterizadas por ações rotineiras, visitas repentinas e com falta de feedback aos supervisionados, não facilitando o entendimento das ações supervisivas. Este facto despoletou algumas reflexões e daí emergiu a questão central de pesquisa: quais são as percepções dos professores sobre a supervisão pedagógica enquanto contributo para o desenvolvimento profissional docente? Nesse sentido, o objetivo principal era analisar a visão dos professores sobre o processo de supervisão pedagógica enquanto caminho para o aperfeiçoamento da profissão docente. Assim, a pesquisa baseou-se numa metodológica de cariz qualitativa e elegeu-se a entrevista semi-estruturada dirigida a cinco professores para a recolha de dados. Como principais resultados, o estudo demonstrou que refletir com base no agir profissional promove o desenvolvimento profissional docente, quando os interlocutores supervisionados são envolvidos e comprometidos no seu aperfeiçoamento pedagógico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY