(RE) CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DAS MULHERES COMERCIANTES DO MERCADO MUNICIPAL DE MONTES CLAROS: UMA DISCUSSÃO SOBRE A MEMÓRIA ORAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17854

Palavras-chave:

Identidade. Memória Oral. Sertão Norte Mineiro.

Resumo

A presente pesquisa tem o objetivo de analisar a partir da memória oral a identidade cultural de comerciantes do Mercado Municipal de Montes Claros - MG. Este artigo buscou também, identificar a importância do Mercado Municipal como patrimônio de memória cultual. Para isso efetuou-se uma pesquisa orientada pela metodologia da História Oral. Este método possibilitou investigar os quadros de referência na identidade cultural desses sujeitos, partindo das narrativas históricas, e da memória oral dos próprios indivíduos. Nosso aporte teórico baseia-se nos estudos de autores que salientam a importância assumida pela cultura local, e pela memória oral na interpretação da realidade e na formação da identidade. Para os comerciantes o Mercado trata-se de um lugar com suas peculiaridades, referências e significados. Esse contexto histórico revela sua diversidade, um lugar que entrelaça memórias, tradições ancestrais, referências identitárias, e histórias, assumindo um significado que compõem em parte as suas vidas como local de trabalho, diversão, enfim, torna-se referência de vivências, constituindo-se como lugar/ patrimônio de memória dos indivíduos e da cidade.

Downloads

Biografia do Autor

Ana Paula Oliveira Lopes, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). 

Lucas Matheus Araújo Bicalho, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Jéssica Fagundes Sales, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduada em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e graduanda em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Downloads

Publicado

2025-01-13

Como Citar

Lopes, A. P. O., Bicalho, L. M. A., & Sales, J. F. (2025). (RE) CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DAS MULHERES COMERCIANTES DO MERCADO MUNICIPAL DE MONTES CLAROS: UMA DISCUSSÃO SOBRE A MEMÓRIA ORAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 957–969. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17854