(RE) CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DAS MULHERES COMERCIANTES DO MERCADO MUNICIPAL DE MONTES CLAROS: UMA DISCUSSÃO SOBRE A MEMÓRIA ORAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17854Palavras-chave:
Identidade. Memória Oral. Sertão Norte Mineiro.Resumo
A presente pesquisa tem o objetivo de analisar a partir da memória oral a identidade cultural de comerciantes do Mercado Municipal de Montes Claros - MG. Este artigo buscou também, identificar a importância do Mercado Municipal como patrimônio de memória cultual. Para isso efetuou-se uma pesquisa orientada pela metodologia da História Oral. Este método possibilitou investigar os quadros de referência na identidade cultural desses sujeitos, partindo das narrativas históricas, e da memória oral dos próprios indivíduos. Nosso aporte teórico baseia-se nos estudos de autores que salientam a importância assumida pela cultura local, e pela memória oral na interpretação da realidade e na formação da identidade. Para os comerciantes o Mercado trata-se de um lugar com suas peculiaridades, referências e significados. Esse contexto histórico revela sua diversidade, um lugar que entrelaça memórias, tradições ancestrais, referências identitárias, e histórias, assumindo um significado que compõem em parte as suas vidas como local de trabalho, diversão, enfim, torna-se referência de vivências, constituindo-se como lugar/ patrimônio de memória dos indivíduos e da cidade.
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