ALÉM DOS MAPAS: DESVENDANDO O MUNDO ATRAVÉS DA GEOGRAFIA DA PERCEPÇÃO

Autores

  • Lucimar Barbosa Pereira Matos Christian Business University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17820

Palavras-chave:

Geografia da Percepção. Sustentabilidade. Protagonismo estudantil.

Resumo

O ensino do século XXI vem enfrentando novos desafios e paradigmas para atender as demandas contemporâneas. Nesse contexto, o projeto “Além dos Mapas” surge da necessidade de inovar a formação em Geografia fazendo uma abordagem da Geografia da Percepção com vistas na compreensão crítica do espaço geográfico e na sustentabilidade social e ambiental. Este estudo, enfatiza a importância do incentivo ao protagonismo estudantil a partir de atividades práticas, com a criação de hortas sustentáveis, análise de gêneros textuais, além de usar a rua como “laboratório vivo” e uso de tecnologias nas experiências de sala de aula. A pesquisa é pautada na ação-participativa, o projeto foi desenvolvido na Escola Cidadã Integral Estadual Deputado Carlos Pessoa Filho, Aroeiras-PB, com estudo alinhado as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Conclui-se que a proposta promove uma educação que transcende os mapas tradicionais, capacitando os alunos na compreensão do espaço local e global, enquanto fomenta o pensamento crítico e a responsabilidade socioambiental.

Biografia do Autor

Lucimar Barbosa Pereira Matos, Christian Business University

Mestrando pela Christian Business University. Especialista em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares pela UEPB. Especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia/UNINTER. Licenciatura em Geografia pela UVA. Licenciatura em Pedagogia pela UEPB. Professora da rede de Educação Básica do Estado da Paraíba.

Downloads

Publicado

2025-01-09

Como Citar

Matos, L. B. P. (2025). ALÉM DOS MAPAS: DESVENDANDO O MUNDO ATRAVÉS DA GEOGRAFIA DA PERCEPÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 749–754. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17820