ALÉM DOS MAPAS: DESVENDANDO O MUNDO ATRAVÉS DA GEOGRAFIA DA PERCEPÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17820Palavras-chave:
Geografia da Percepção. Sustentabilidade. Protagonismo estudantil.Resumo
O ensino do século XXI vem enfrentando novos desafios e paradigmas para atender as demandas contemporâneas. Nesse contexto, o projeto “Além dos Mapas” surge da necessidade de inovar a formação em Geografia fazendo uma abordagem da Geografia da Percepção com vistas na compreensão crítica do espaço geográfico e na sustentabilidade social e ambiental. Este estudo, enfatiza a importância do incentivo ao protagonismo estudantil a partir de atividades práticas, com a criação de hortas sustentáveis, análise de gêneros textuais, além de usar a rua como “laboratório vivo” e uso de tecnologias nas experiências de sala de aula. A pesquisa é pautada na ação-participativa, o projeto foi desenvolvido na Escola Cidadã Integral Estadual Deputado Carlos Pessoa Filho, Aroeiras-PB, com estudo alinhado as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Conclui-se que a proposta promove uma educação que transcende os mapas tradicionais, capacitando os alunos na compreensão do espaço local e global, enquanto fomenta o pensamento crítico e a responsabilidade socioambiental.
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