TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E EDUCAÇÃO: AVALIANDO A EFICÁCIA DA INTERVENÇÃO MULTIPROFISSIONAL NA PROMOÇÃO DE AMBIENTES ACOLHEDORES E INCLUSIVOS

Autores

  • Janaina Kelly Medeiros UNIFIP/PATOS-PB
  • Kassia Shamytha Abrantes Justino PRMAPS-UNIFIP
  • Maria Mirtes da Nóbrega PRMAPS/UNIFIP
  • Natali de Lima Bandeira de Figueiredo PRMAPS-UNIFIP
  • Sebastião Matheus Lourenço Lima PRMAPS-UNIFIP
  • Carmen Silva Alves PRMSM/UNIFIP
  • Rawany Renhya Ferreira Rodrigues PRMAPS-UNIFIP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17775

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista. Inclusão Escolar. Professores Escolares.

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar como ocorre o processo inclusivo de crianças com TEA no ambiente escolar, e como as práticas educativas em saúde podem contribuir para o pleno acesso e participação de todos os alunos, além disso verificar quais são os principais desafios enfrentados pelos professores para a utilização de estratégias pedagógicas para a inclusão de alunos com TEA, quais as práticas inclusivas adotadas pelos profissionais escolares que trabalham diretamente com a criança diagnosticada com TEA e os benefícios da inclusão, e, por fim, identificar os benefícios dos treinamentos do Projeto “Autismo entre Nós” para os educadores. Para a realização da pesquisa contamos com uma abordagem qualitativa, a partir da base exploratória, com dados coletados em campo, sendo os resultados considerados como descritivos. O estudo incluiu a participação de 12 professores da educação infantil de três escolas de um município no sertão da Paraíba. A coleta de dados deu por meio da técnica de entrevista semiestruturada e sua análise através do método de Análise de Conteúdo de Bardin. O estudo evidenciou que os professores em sua maioria ainda não se sentem capacitados para lidar com a demanda da inclusão revelando que enfrentam dificuldades em lidar com os comportamentos do aluno com TEA. Desse modo, fica evidente o reconhecimento da necessidade de capacitações e espaços reflexivos em equipe e o fortalecimento entre saúde e educação para promoção da inclusão.

Biografia do Autor

Janaina Kelly Medeiros, UNIFIP/PATOS-PB

Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Primária à Saúde do Centro Universitário de Patos (PRMAPS-UNIFIP). 

Kassia Shamytha Abrantes Justino, PRMAPS-UNIFIP

Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Primária à Saúde do Centro Universitário de Patos (PRMAPS-UNIFIP). 

Maria Mirtes da Nóbrega, PRMAPS/UNIFIP

Enfermeira. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona. Lisboa-Portugal. Preceptora do PRMAPS/UNIFIP. 

Natali de Lima Bandeira de Figueiredo, PRMAPS-UNIFIP

Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Primária à Saúde do Centro Universitário de Patos (PRMAPS-UNIFIP). 

Sebastião Matheus Lourenço Lima, PRMAPS-UNIFIP

Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Primária à Saúde do Centro Universitário de Patos (PRMAPS-UNIFIP).

Carmen Silva Alves, PRMSM/UNIFIP

Assistente Social (UEPB). Mestre em Serviço Social (UFPB). Tutora/Orientadora do Núcleo de Serviço Social do PRMAPS e do PRMSM/UNIFIP. 

Rawany Renhya Ferreira Rodrigues, PRMAPS-UNIFIP

Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Primária à Saúde do Centro Universitário de Patos (PRMAPS-UNIFIP). 

 

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Publicado

2025-01-07

Como Citar

Medeiros, J. K., Justino, K. S. A., Nóbrega, M. M. da, Figueiredo, N. de L. B. de, Lima, S. M. L., Alves, C. S., & Rodrigues, R. R. F. (2025). TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E EDUCAÇÃO: AVALIANDO A EFICÁCIA DA INTERVENÇÃO MULTIPROFISSIONAL NA PROMOÇÃO DE AMBIENTES ACOLHEDORES E INCLUSIVOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 381–394. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17775