TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E EDUCAÇÃO: AVALIANDO A EFICÁCIA DA INTERVENÇÃO MULTIPROFISSIONAL NA PROMOÇÃO DE AMBIENTES ACOLHEDORES E INCLUSIVOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17775Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista. Inclusão Escolar. Professores Escolares.Resumo
O estudo teve como objetivo analisar como ocorre o processo inclusivo de crianças com TEA no ambiente escolar, e como as práticas educativas em saúde podem contribuir para o pleno acesso e participação de todos os alunos, além disso verificar quais são os principais desafios enfrentados pelos professores para a utilização de estratégias pedagógicas para a inclusão de alunos com TEA, quais as práticas inclusivas adotadas pelos profissionais escolares que trabalham diretamente com a criança diagnosticada com TEA e os benefícios da inclusão, e, por fim, identificar os benefícios dos treinamentos do Projeto “Autismo entre Nós” para os educadores. Para a realização da pesquisa contamos com uma abordagem qualitativa, a partir da base exploratória, com dados coletados em campo, sendo os resultados considerados como descritivos. O estudo incluiu a participação de 12 professores da educação infantil de três escolas de um município no sertão da Paraíba. A coleta de dados deu por meio da técnica de entrevista semiestruturada e sua análise através do método de Análise de Conteúdo de Bardin. O estudo evidenciou que os professores em sua maioria ainda não se sentem capacitados para lidar com a demanda da inclusão revelando que enfrentam dificuldades em lidar com os comportamentos do aluno com TEA. Desse modo, fica evidente o reconhecimento da necessidade de capacitações e espaços reflexivos em equipe e o fortalecimento entre saúde e educação para promoção da inclusão.
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