A PREVALÊNCIA DA DOR LOMBAR EM ACADÊMICOS DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE DO OESTE DO PARANÁ

Autores

  • Maria Cândida Fiorentin Cavalheiro Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz
  • Rafael Rauber Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz
  • Eduardo Fiorentin Cavalheiro Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17740

Palavras-chave:

Dor lombar. Dores em acadêmicos de medicina. Hábitos posturais.

Resumo

A dor lombar é extremamente comum na população em geral, nos jovens acadêmicos essa dor tende a ser acentuada e ainda mais comum pelas extensas horas passadas na mesma posição e em razão do sedentarismo, muito frequente nessa população. O objetivo desse trabalho é identificar a prevalência da dor lombar nos acadêmicos de medicina do ciclo básico e clínico uma vez que esses são os que mais permanecem por longos períodos sentados. Questionários foram aplicados aos acadêmicos de uma faculdade universitária do oeste do Paraná buscando identificar a prevalência e fatores de melhora e piora da dor. Foi encontrado um percentual de 68,2% de dor pontual, sendo relevante considerar que 84,7% dos entrevistados possuem menos de 26 anos diferentemente da idade média da população brasileira. A discussão a respeito desses dados levou a identificar que a atividade física, os hábitos posturais corretos, poucas horas gastas ao computador e na mesma posição foram fatores de melhora da dor e que horas prolongadas na mesma posição, falta de exercícios físicos, erros posturais e o período de provas acadêmicas foram fatores de piora da dor lombar nessa população.

Downloads

Biografia do Autor

Maria Cândida Fiorentin Cavalheiro, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Acadêmica de Medicina do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz.

Rafael Rauber, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Professor Titular do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Mestre em Genética e Biologia (2012) e Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). 

Eduardo Fiorentin Cavalheiro, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Professor Titular do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz. Graduado em Medicina pela Faculdade Assis Gurgacz (2017). Pós-graduado em Ortopedia pelo Hospital São Lucas (2023).

Downloads

Publicado

2025-01-28

Como Citar

Cavalheiro, M. C. F., Rauber, R., & Cavalheiro, E. F. (2025). A PREVALÊNCIA DA DOR LOMBAR EM ACADÊMICOS DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE DO OESTE DO PARANÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 2600–2610. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17740