ADEQUAÇÕES FARMACOTÉCNICAS EM EMULSÕES PEDIÁTRICAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17737

Palavras-chave:

Emulsões Farmacêuticas. Farmacotécnica. Excipientes Farmacêuticos. Farmacologia Pediátrica

Resumo

Este estudo visou investigar as principais adequações farmacotécnicas em emulsões pediátricas, com o objetivo de aprimorar a segurança, eficácia e aceitação desses medicamentos. A metodologia adotou uma revisão integrativa da literatura com abordagem exploratória, qualitativa e descritiva, cobrindo publicações de 2020 a 2024 nas bases BVS, Google Scholar, Science Direct e PubMed. Após uma busca inicial que identificou 402 estudos, 31 foram avaliados em profundidade, resultando na seleção de 12 artigos diretamente alinhados aos objetivos da pesquisa. Os principais achados destacaram o uso das emulsões lipídicas, especialmente em nutrição parenteral, mostrando benefícios em crescimento e estabilidade metabólica em neonatos. A análise também revelou a importância dos ajustes de dose, da escolha de excipientes para melhorar a palatabilidade e da adequação de formas farmacêuticas para as necessidades pediátricas. As limitações incluem a estabilidade reduzida de formulações extemporâneas e a falta de padronização nos métodos de manipulação. Conclui-se que protocolos padronizados e avanços tecnológicos, como o encapsulamento, podem fortalecer a segurança e eficácia das emulsões pediátricas, promovendo maior adesão e sucesso terapêutico. 

Biografia do Autor

Jaqueline da Costa Sodré, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Farmacêutica. Egressa do Curso de Farmácia da Universidade da Amazônia. Ananindeua, Pará, Brasil.

Talisson Arley Monteiro Costa, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Discente do curso de Farmácia da Universidade da Amazônia (UNAMA). Ananindeua. Pará. Brasil. 

Viviane Barros de Sousa, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Farmacêutica. Egressa do curso de Farmácia da Universidade da Amazônia (UNAMA). Ananindeua. Pará. Brasil. 

Andressa Santa Brigida da Silva, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Farmacêutica. Doutora em Inovação Farmacêutica pela UFPA. Docente da Universidade da Amazônia (UNAMA). Ananindeua. Pará. Brasil. 

Bruno Gonçalves Pinheiro, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Farmacêutico. Doutor em Neurociências e Biologia Celular pela UFPA. Docente da Universidade da Amazônia (UNAMA). Ananindeua. Pará. Brasil. 

Bruno José Martins da Silva, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Biomédico. Doutor em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela UFPA. Docente da Universidade da Amazônia (UNAMA). Ananindeua. Pará. Brasil. 

Taís Vanessa Gabbay Alves, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Farmacêutica. Doutorado em Inovação Farmacêutica pela UFPA. Professora da Universidade da Amazônia (Unama), Ananindeua, Pará, Brasil. 

Downloads

Publicado

2025-01-01

Como Citar

Sodré, J. da C., Costa, T. A. M., Sousa, V. B. de, Silva, A. S. B. da, Pinheiro, B. G., Silva, B. J. M. da, & Alves, T. V. G. (2025). ADEQUAÇÕES FARMACOTÉCNICAS EM EMULSÕES PEDIÁTRICAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 1–15. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17737