EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL E EDUCAÇÃO EM PRISÕES: PRÁTICAS INOVADORAS COM METODOLOGIAS ATIVAS, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

Autores

Resumo

A educação em tempo integral tem se consolidado como uma proposta educacional inovadora e transformadora, voltada para o desenvolvimento integral dos estudantes, atendendo não apenas às necessidades acadêmicas, mas também às habilidades socioemocionais, culturais e profissionais. No contexto atual, marcado por desafios sociais e tecnológicos, é fundamental compensar o papel da escola como um espaço de aprendizagem contínua, diversificada e inclusiva. Este livro, intitulado "Educação em Tempo Integral e Educação em Prisões: Práticas Inovadoras com Metodologias Ativas, Inteligência Artificial e Tecnologias Assistivas”,

A educação de tempo integral vai além da ampliação da carga horária escolar. Ela promove uma jornada formativa mais extensa e qualitativa, baseada em atividades pedagógicas diversificadas e complementares, que estimulam o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos estudantes. Nesse sentido, uma escola de tempo integral deve ser pensada como um ambiente dinâmico e inovador, capaz de preparar os indivíduos para os desafios contemporâneos e futuros, garantindo equidade e qualidade no acesso à educação.

As metodologias ativas surgem como Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) sala de aula invertida, gamificação, aprendizagem colaborativa transformada. Além disso, o avanço da Inteligência Artificial (IA) e das tecnologias assistivas.

Este livro se propõe a apresentar práticas inovadoras e integradas que unem a educação de tempo integral com os avanços tecnológicos e pedagógicos contemporâneos. A proposta é demonstrar que a educação integral, aliada às novas tecnologias e às metodologias ativas, é um caminho viável e transformador para a reinserção social.

A educação é um dos pilares fundamentais para a promoção da dignidade humana e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. No contexto do sistema prisional, a garantia do direito à educação, prevista na Constituição Federal de 1988emLei de Execução Penal (LEP - Lei nº 7.210/1984).

Ao unir esses conceitos, buscamos fornecer uma visão ampla, reflexiva e propositiva para educadores, gestores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas. Acreditamos que a educação em tempo integral, aliada à inovação tecnológica e às práticas pedagógicas inclusivas, é um caminho essencial para a transformação da sociedade, oferecendo uma formação mais humanizada, equitativa e preparada para os desafios do mundo.

Com esta obra, convidamos todos os leitores a refletirem e a se inspirarem em práticas que promovam a qualidade, a equidade e a inclusão na educação.

Boa leitura!

 

Organizadores,

Silvana Maria Aparecida Viana Santos

Alberto da Silva Franqueira

Silvanete Cristo Viana

 

Downloads

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Santos, S. M. A. V., Franqueira, A. da S., & Viana, S. C. (2024). EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL E EDUCAÇÃO EM PRISÕES: PRÁTICAS INOVADORAS COM METODOLOGIAS ATIVAS, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 18–323. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/17727

Edição

Seção

Artigos

Categorias