A RESERVA DO POSSÍVEL E AS ESCOLHAS TRÁGICAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE FISCAL E TRIBUTÁRIA ANTE O CUSTEAMENTO DOS DIREITOS

Autores

  • Potyra Vita Fraga Unex
  • Thaelainy Reis da Silva Unex
  • Adive Cardoso Ferreira Júnior Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17711

Palavras-chave:

Carga tributária. Custo dos direitos. Tributação.

Resumo

O presente artigo traz uma abordagem acerca dos custos dos direitos frente ao princípio da reserva do possível e as escolhas trágicas no Brasil. Busca-se evidenciar uma discussão ao confrontá-los ante as limitações estatais e o princípio supra, bem como discorrer as suas influências nas escolhas da Administração Pública. É manifesto que o Estado possui o dever de viabilizar os direitos e as garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988 e em leis infraconstitucionais, todavia, deve-se reunir fundos para que não sejam uma mera expectativa, o que desmitifica, em partes, o excesso de onerosidade tributária. Para tanto, a metodologia empregada foi de pesquisa bibliográfica com              abordagem ualitativa, utilizando-se a técnica snowballing.  Derradeiramente, o estudo expõe que a carga tributária nacional não tem seguido o princípio da capacidade contributiva para com os seus contribuintes, além disso, os direitos e as garantias permanentemente enfrentam óbices à sua efetivação. Logo, conclui-se que o agente público deve basear todas as suas escolhas por uma eminente racionalidade ética e econômica em prol da maior eficiência na utilização dos recursos.

Downloads

Biografia do Autor

Potyra Vita Fraga, Unex

Policial Civil do Estado de Goiás. Especializanda em Direiro Penal e Processo penal na Legale Educacional. Bacharel em Direito pela Unex (BA).

Thaelainy Reis da Silva, Unex

Advogada. Especializanda em Direito Imobiliário. Tributário e Processo Tributário na Legale Educacional. Bacharel em Direito pela Unex (BA).

Adive Cardoso Ferreira Júnior, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Bolsista Probol (UESC). Doutorando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorando e Mestre em Economia Regional e Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Especialista em Direito e Processo Tributário pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Direito Público pela LFG. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade do Norte do Paraná. Professor nos cursos de Direito da Anhanguera (BA), Faculdade de Ilheus (BA) e Unex (BA). Advogado. Titular da Cadeira 27 da Academia de Letras Juridicas do Sul da Bahia, em que exerce a função de presidente, no biênio 2024/2026. 

Downloads

Publicado

2024-12-24

Como Citar

Fraga, P. V., Silva, T. R. da, & Ferreira Júnior, A. C. (2024). A RESERVA DO POSSÍVEL E AS ESCOLHAS TRÁGICAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE FISCAL E TRIBUTÁRIA ANTE O CUSTEAMENTO DOS DIREITOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 4017–4033. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17711