ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS

Autores

  • Fátima Calazans de Macedo Universidad Interamericana - Assunção/Paraguai

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17687

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Semelhanças e diferenças dos conceitos em análise. Discussão teórica.

Resumo

É comprovado que, no Brasil, a alfabetização continua se constituindo em um dos principais desafios das políticas educacionais inerentes aos processos de ensino-aprendizagem e, por essa razão, é sempre discutida, avaliada, estudada ou transformada. O presente artigo, institui um diálogo entre a autora e demais teóricos(as), como: Ferreiro (2011), Geempa (2012), Kleiman (1995), Mortatti (2014), Soares (2020a, 2020b, 2021), Tfouni (2010) que fundamentam abordagens, opiniões e considerações acerca da alfabetização e do letramento. Todas as discussões transcorridas neste espaço dizem muito sobre a importância da aquisição da leitura e da escrita no contexto amplo educacional, mas principalmente, faz uma abordagem dos dois temas alfabetização e letramento, evidenciando os seus surgimentos, a essencialidade do uso dessas palavras e suas atribuições, bem como argumentar sobre as diferenças e semelhanças entre os dois conceitos em análise.

Biografia do Autor

Fátima Calazans de Macedo, Universidad Interamericana - Assunção/Paraguai

Mestra em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana - Assunção/Paraguai (2022).

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Publicado

2025-01-08

Como Citar

Macedo, F. C. de. (2025). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 437–451. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17687