FRAGMENTOS SOBRE A OBRA THE FORCE OF LAW DE FREDERICK SCHAUER

Autores

  • Felipe Labruna Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1768

Palavras-chave:

Coerção. Força. Frederick Schauer. Herbert Hart. The Force of Law.

Resumo

Em 2015 o jurista norte-americano Frederick Schauer publicou a obra The Force of Law, cujo teor não omite, desde o princípio de seu texto, que seu anseio ao escrevê-lo era opor-se à concepção proposta pelo estudioso inglês Herbert L. A. Hart no livro The Concept of Law, lançado em 2012, de que a natureza do Direito não abrange o componente coercitivo. Em The Force of Law é exposto que a coerção é o único componente do Direito usado até mesmo pelas democracias mais desenvolvidas a fim de que se garanta o cumprimento de seus próprios atos normativos. Entretanto, de acordo com o raciocínio perpetrado na obra, é um fato empírico que os indivíduos muito raramente obedecem à lei meramente por deferência à sua autoridade. O presente artigo se propõe a apresentar considerações sobre o livro, tomando como referência não apenas seu texto, mas publicações científicas relacionadas.

 

Biografia do Autor

Felipe Labruna, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC

Mestrando e graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e em Direito Processual Civil pela Escola Paulista da Magistratura. Oficial da Reserva do Exército Brasileiro pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo. Diretor eleito da Associação de Pós-Graduandos da PUC-SP. Assessor no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. E-mail: fe.labruna@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-08-03

Como Citar

Labruna, F. (2021). FRAGMENTOS SOBRE A OBRA THE FORCE OF LAW DE FREDERICK SCHAUER. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 1205–1215. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1768