A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA PARA GESTÃO DA JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE: O POTENCIAL DA PLATAFORMA GPSMED NO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Alana Lucila Dantas Bezerra de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Werna Karenina Marques de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17666

Palavras-chave:

Judicialização da saúde. Gestão pública. Rio Grande do Norte. GPSMed.

Resumo

A judicialização da saúde representa um importante mecanismo de acesso à justiça e a direitos fundamentais garantidos constitucionalmente, no entanto, o volume crescente de demandas judiciais relacionadas a essa temática traz uma série de consequências à gestão pública, sobretudo, aos cofres públicos. Portanto, encontrar alternativas a esse fenômeno é imprescindível para a concretização do direito à saúde. Diante desse cenário, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) desenvolveu e implementou o GPSMed, uma plataforma de dados que busca auxiliar a administração pública a partir do fornecimento de informações sobre a judicialização da saúde no estado. Isto posto, o presente trabalho tem como objetivo analisar o potencial do GPSMed como uma ferramenta para o trato e a gestão da judicialização da saúde no Rio Grande do Norte. Para tanto, esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa para investigar a judicialização da saúde, em especial, no Rio Grande do Norte e seus impactos no orçamento público, combinando revisão bibliográfica e estudo de caso do GPSMed. A integração de teoria e prática visa analisar criticamente como a gestão de dados processuais pode apoiar decisões estratégicas na área da saúde e auxiliar na redução da sua judicialização.

Downloads

Biografia do Autor

Alana Lucila Dantas Bezerra de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Discente do curso de Direito do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Werna Karenina Marques de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta do Departamento de Direito da UFRN/CERES. Vice-presidente da Rede de Advogadas em Sororidade da OAB/PB. Vice-Presidente da Comissão de Assuntos Acadêmicos da OAB/PB. Membro do comitê de Ética em Pesquisa - CCS/UFPB. Membro do Comitê de Internacionalização do Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas- PPGCJ-UFPB (2020-2021). Doutora em Direito pela Université Grenoble Alpes France em cotutela com a Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Mestre em Direito pela Universidade Grenoble Alpes França (2014) com título reconhecido pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Possui Pós-graduação lato sensu em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro (2008). Advogada (2006). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (2005). Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Downloads

Publicado

2024-12-23

Como Citar

Medeiros, A. L. D. B. de, & Sousa, W. K. M. de. (2024). A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA PARA GESTÃO DA JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE: O POTENCIAL DA PLATAFORMA GPSMED NO RIO GRANDE DO NORTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 3697–3715. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17666