FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NECESSIDADES, DESAFIOS E BOAS PRÁTICAS

Autores

  • Gleick Cruz Ribeiro UFES
  • Cleberson Cordeiro de Moura FICS
  • Cleidimar Alves de Sousa UNEATLANTICO
  • Clévia Santos de Almeida Centro Universitário Barão de Mauá
  • Edna Ramos Abreu de Paula UFPA
  • Fernanda Souto dos Santos UNEATLANTICO
  • Noemi da Cruz Silva UNEATLANTICO
  • Tainara Pinheiro Prestes MUST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17605

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Formação de Professores. Necessidades Educacionais Especiais. Práticas Pedagógicas. Desenvolvimento Profissional.

Resumo

Este estudo analisa a formação de educadores para a educação inclusiva, focando nas necessidades, desafios e boas práticas. A pesquisa destaca a importância crucial da preparação adequada dos professores para atender às diversas necessidades dos alunos em ambientes inclusivos. São examinadas as lacunas na formação inicial e continuada dos educadores, identificando áreas que requerem maior atenção, como o desenvolvimento de habilidades para adaptar currículos e metodologias de ensino. O estudo explora os desafios enfrentados pelos educadores, incluindo a falta de recursos, o suporte institucional inadequado e as barreiras atitudinais. São analisadas boas práticas na formação de educadores, como programas de mentoria, workshops práticos e colaboração interdisciplinar. A metodologia inclui uma revisão da literatura recente, entrevistas com educadores e estudos de caso de programas de formação bem-sucedidos. Os resultados indicam que uma formação eficaz deve combinar conhecimentos teóricos com experiências práticas, enfatizando a reflexão crítica e a resolução de problemas. O estudo também revela a importância de abordar as crenças e atitudes dos educadores em relação à inclusão. Conclui-se que investir na formação de qualidade dos educadores é fundamental para o sucesso da educação inclusiva, recomendando-se políticas educacionais que priorizem o desenvolvimento profissional contínuo e a criação de redes de apoio para educadores.

Downloads

Biografia do Autor

Gleick Cruz Ribeiro, UFES

Mestre em Agricultura Tropical, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Cleberson Cordeiro de Moura, FICS

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Cleidimar Alves de Sousa, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação - Formação de Professores, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Clévia Santos de Almeida, Centro Universitário Barão de Mauá

Especialista em Educação Especial e Inclusiva, Centro Universitário Barão de Mauá.

Edna Ramos Abreu de Paula, UFPA

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais, Universidade Federal do Pará (UFPA).

Fernanda Souto dos Santos, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação - Formação de Professores,Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Noemi da Cruz Silva, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação - Formação de Professores, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

 

Tainara Pinheiro Prestes, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2024-12-11

Como Citar

Ribeiro, G. C., Moura, C. C. de, Sousa, C. A. de, Almeida, C. S. de, Paula, E. R. A. de, Santos, F. S. dos, … Prestes, T. P. (2024). FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NECESSIDADES, DESAFIOS E BOAS PRÁTICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 3110–3125. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17605