AFFIRMATIVE ACTIONS BY PUBLIC POWER AS AN INSTRUMENT OF SOCIAL INCLUSION. AN ANALYSIS OF LAW No. 12,990/2014 AND DECLARATORY ACTION OF CONSTITUTIONALITY No. 41

Authors

  • Germano Pontes Carvalho Veni Creator Christian University
  • Mhardoqueu Geraldo Lima França Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17506

Keywords:

Structural racism. The affirmative actions. Dignity of the Human Person.

Abstract

O Racismo no Brasil é estrutural. Para combatê-lo se faz necessário que o Poder Público proponha ações afirmativas para promover a igualdade econômica e social para inserção da população negra na sociedade. Estas ações afirmativas são formas de políticas públicas que objetivam promover o bem-estar e a cidadania para garantir igualdade de oportunidades e tratamento entre as pessoas e a mobilização dos setores culturais com intenção de ampliar as ações de inclusão social. A Dignidade da Pessoa Humana é um direito fundamental insculpido na Constituição Federal Brasileira, inserta no artigo 1º, inciso III. O racismo ofende este princípio, cabendo ao Estado o dever de respeito, proteção e promoção para o pleno exercício dos direitos fundamentais. O objetivo desse trabalho foi discorrer sobre o princípio da dignidade da pessoa humana como bem jurídico tutelado pela Constituição Federal nos crimes de racismo no Brasil. Para tanto, serão abordados aspectos históricos e sociais, como também sobre a eficácia dessas políticas públicas afirmativas que objetivam promover a inserção da população negra na sociedade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Germano Pontes Carvalho, Veni Creator Christian University

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda – AESO/PE, Pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil pela Faculdade Maurício de Nassau e mestrando em Ciências Jurídicas pela Veni Creator Christian University. 

Mhardoqueu Geraldo Lima França, Veni Creator Christian University

Graduado em Direito pela Faculdades Integradas do Oeste de Minas (2009). Doutor e Mestre em Teoria do Direito pela Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais -PUC-Minas (2021). Atualmente é Coordenador e professor do Curso de Direito da Universidade Professor Edson Antônio Velano – Campus Divinópolis. Professor convidado em cursos de Pós-graduação Lato-Sensu. 

Published

2024-12-12

How to Cite

Carvalho, G. P., & França, M. G. L. (2024). AFFIRMATIVE ACTIONS BY PUBLIC POWER AS AN INSTRUMENT OF SOCIAL INCLUSION. AN ANALYSIS OF LAW No. 12,990/2014 AND DECLARATORY ACTION OF CONSTITUTIONALITY No. 41. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 3209–3223. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17506