MICROCEFALIA E SEUS DESAFIOS NOS ANOS INICIAIS: UM ESTUDO DE PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17427Palavras-chave:
Microcefalia. Formação continuada. Anos iniciais. Inclusão.Resumo
O referido artigo tem como objetivo investigar quais os desafios enfrentados para a inclusão da criança com microcefalia nos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Escada-PE. Sendo assim, o trabalho investigou que uma gestão organizada e profissionais habilitados é comprovada no resultado da inclusão e permanência do aluno microcefálico no ambiente escolar, tendo em vista que as contribuições são positivas tanto em termos internos como externos. Objetivou-se identificar como a falta de uma gestão escolar comprometida na inclusão da criança e desqualificação para o atendimento a alunos com microcefalia tem afetado o propósito da instituição. O resultado da pesquisa foi confirmado de acordo com a hipótese uma vez que os entrevistados concordam que a falta de desempenho das gestões encarregadas como também a falta de uma formação para lidar com alunos microcefálicos interfere na prática da inclusão da criança nos anos iniciais trazendo resultados significativos para essa problemática. Este artigo fundamenta-se em (Blanco, 2002, p.31) onde destaca que a temática da inclusão deve ser valorizada pelo corpo docente. A abordagem da pesquisa é qualitativa realizada em duas escolas de campo sendo as duas da rede pública nomeada (EM) do município de Escada, localizada na Área Urbana do estado de Pernambuco. Tendo como sujeitos da pesquisa dois professores chamados P1 e P2 e um coordenador chamado de CP1.
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