OS IMPACTOS PSICOLÓGICOS DA INTERNAÇÃO EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17354

Palavras-chave:

Saúde Mental. Unidades de Terapia Intensiva. Cuidados Críticos. Enfermagem. Psicologia Médica.

Resumo

Esse artigo buscou identificar quais os impactos psicológicos a internação em unidades de terapia intensiva pode oferecer aos pacientes internados. Trata-se de uma revisão integrativa realizada a partir do protocolo ENTREQ e PRISMA 2020, nos portais da PubMed, Web of Science, PsycInfo e Scopus. Identificou-se um corpus de 5.025 registros, restando 10 artigos que compuseram a amostra final do presente estudo, dividido nos três eixos temáticos: “Os aspectos estressores em unidades de terapia intensiva”, “Estressores e a possibilidade de desenvolvimento de consequências psicológicas” e “Atuação da equipe de saúde em UTI e a garantia do bem-estar”. A permanência no contexto das UTIs constitui uma experiência traumática, capaz de formar memórias negativas e resultar no surgimento de sofrimento e posteriores agravos psicológicos, como a ansiedade, depressão, incapacidade de concentração, problemas de sono, medo e pânico durante a internação ou após a alta, assim como a síndrome pós-cuidados intensivos. Evidencia-se a relevância de uma equipe multiprofissional alinhada aos aspectos biopsicossociais, que integre, além da atenção à monitorização fisiológica dos enfermos, a promoção de uma saúde integral, antenado-se aos seus múltiplos aspectos, como o bem-estar social e psicológico.

Downloads

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Alves Lima, Estácio

Graduando em Enfermagem, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte.

Michelle Santos Ribeiro, Estácio

Graduanda em Enfermagem, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte.

Patrícia Raquel Ferreira Teles, Estácio

Graduanda em Psicologia, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte.

Lourdes Edianne Rocha de Miranda, Estácio

Graduanda em Psicologia, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte.

Alexandra Ferreira da Silva Matos

Enfermeira, Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto.

Joice Fabrício de Souza, ESP-CE

Mestre em Saúde Coletiva, Apoiadora Regional de Educação Permanente em Saúde na Secretaria da Saúde do Estado do Ceará - SESA e Professora Visitante da Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP-CE.

 

Downloads

Publicado

2024-12-05

Como Citar

Lima, L. G. A., Ribeiro, M. S., Teles, P. R. F., Miranda, L. E. R. de, Matos, A. F. da S., & Souza, J. F. de. (2024). OS IMPACTOS PSICOLÓGICOS DA INTERNAÇÃO EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 1352–1364. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17354