ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PROMOÇÃO EM SAÚDE PARA MULHERES EM SITUAÇÃO PRISIONAL

Autores

  • Amanda Veronese de Souza Universidade Iguaçu – UNIG
  • Elisa Mara Marinho Leonidia Universidade Iguaçu – UNIG
  • Keyse Faria Guimarães Farias Universidade Iguaçu – UNIG
  • Felipe de Castro Felicio Universidade Iguaçu – UNIG
  • Leonardo Michel Corrêa de Barros Universidade Iguaçu – UNIG
  • Wanderson Alves Ribeiro Universidade Iguaçu – UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17261

Palavras-chave:

Nursing. Women's Health. Prison.

Resumo

O crescimento da população prisional brasileira inclui um aumento expressivo de mulheres encarceradas, grupo vulnerável que enfrenta precariedade na saúde e violações de direitos. Este estudo aborda a atuação do enfermeiro na promoção da saúde dessa população, utilizando revisão sistemática da literatura para analisar 22 artigos publicados entre 2019 e 2024. Os resultados indicam três principais eixos de atuação: educação em saúde, assistência integral e humanizada, e advocacia de direitos. A educação em saúde destaca-se na prevenção de ISTs e planejamento familiar; a assistência enfatiza as condições inadequadas e violações de direitos; e a advocacia reforça a necessidade de defender o acesso à saúde e à dignidade. Conclui-se que a capacitação de profissionais, políticas públicas e humanização do sistema prisional são essenciais para uma atuação efetiva.

Biografia do Autor

Amanda Veronese de Souza, Universidade Iguaçu – UNIG

Enfermeira, Universidade Nova Iguaçu.

Elisa Mara Marinho Leonidia, Universidade Iguaçu – UNIG

Enfermeira, Universidade Nova Iguaçu.

Keyse Faria Guimarães Farias, Universidade Iguaçu – UNIG

Enfermeira, Universidade Nova Iguaçu.

Felipe de Castro Felicio, Universidade Iguaçu – UNIG

Enfermeiro especialista em Urgência e Emergência; Especialista em Terapia intensiva; Especialista em saúde da família; Mestre em saúde materno- infantil-UFF; professor assistente de Enfermagem Universidade Iguaçu-UNIG.

Leonardo Michel Corrêa de Barros, Universidade Iguaçu – UNIG

Enfermeiro mestre pelo programa de pós- graduação em Enfermagem da universidade do estado do Rio de Janeiro PPGENF/ Faculdade de enfermagem UERJ;Docente na graduação de Enfermagem da Universidade Iguaçu-UNIG.

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu – UNIG

Enfermeiro; Mestre e Doutor em ciência do cuidado em saúde pela PACCS/UFF; Docente na graduação de Enfermagem da Universidade Iguaçu- UNIG.

Downloads

Publicado

2024-12-10

Como Citar

Souza, A. V. de, Leonidia, E. M. M., Farias, K. F. G., Felicio, F. de C., Barros, L. M. C. de, & Ribeiro, W. A. (2024). ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PROMOÇÃO EM SAÚDE PARA MULHERES EM SITUAÇÃO PRISIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 1(01), 333–348. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17261