CARGAS INVISÍVEIS: O DESAFIO DAS MÃES NOS CUIDADOS DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17251

Palavras-chave:

Sobrecarga Emocional. Mães de Filhos com TEA. Saúde Mental.

Resumo

O presente trabalho tem como proposta identificar através de pesquisa qualitativa e exploratória a presença de sobrecarga emocional vivenciada por estas mães por meio da aplicação de entrevista semiestruturada. Pouco se discute sobre a saúde mental das mães, que, devido às exigências do tratamento de seus filhos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) precisam renunciar-se e se dedicar completamente à criação, no qual a dependência de altas cargas de terapia e de acompanhante terapêutico em tempo integral se faz necessário. Baseando-se em estudos bibliográficos de autores que se voltam ao tema. Com isso, faz-se necessário ter um olhar cauteloso para com seus cuidadores, sendo eles, na maioria das vezes, as mães. Essa sobrecarga recai sobre as mães de filhos com TEA, onde a dependência de um acompanhante em tempo integral se faz necessário. Em decorrência do diagnóstico, notou-se os impactos causados à saúde mental dessas mulheres, adaptação de rotina, exclusão social, estresse e frustração da idealização do filho perfeito. Dessa maneira, ressalta-se a importância de profissionais capacitados para acolher essas mães, dando-lhes o suporte, uma vez que são vistos como figura de autoridade de informação, isso é, fornecendo informações para tomada de decisão. O vínculo de qualidade e intimidade envolvidos no apoio são significativos para a percepção do suporte pela mãe.

Downloads

Biografia do Autor

Caroline Firmo Alamino Ribeiro, UniSales

Graduanda em psicologia pelo Centro Universitário Salesiano (UniSales), pós-graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental (Capacitar).

Renata Massalai, UniSales

Professora de psicologia do Centro Universitário Salesiano (UniSales, Vitória, ES), Mestre em neurociências pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Doutoranda em educação pela Christian Business School ( CBS, Florida, EUA). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9564-4794.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

Ribeiro, C. F. A., & Massalai, R. (2024). CARGAS INVISÍVEIS: O DESAFIO DAS MÃES NOS CUIDADOS DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 43–66. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17251