HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO NA ATENÇÃO BÁSICA

Autores

  • Lívea Claudino Duarte Centro Universitário Santa Maria
  • Geane Silva Oliveira Centro Universitário Santa Maria
  • Anne Caroline de Sousa Centro Universitário Santa Maria
  • Ana Carolina Macena da Silva Centro Universitário Santa Maria
  • Renata Lívia Silva Fônseca Moreira de Medeiros Centro Universitário Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17152

Palavras-chave:

Humanização. Enfermagem. Saúde do idoso.

Resumo

Introdução: a intenção da Política Nacional de Humanização reafirma os fundamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) nos atendimentos em saúde, envolvendo os usuários, trabalhadores e gestão com base numa formação contínua, a prática da PNH á saúde idosa equilibra as atividades de promover, prevenir, de assistenciar e reabilitar, objetivando contribuir de forma positiva no processo do envelhecimento natural e também patológico. A enfermagem ao prestar uma atenção integral, é importante considerar o respeito e acolher conforme as individualidades, crenças e valores de cada usuário, em concordância com os valores éticos e morais, como também o dever e o direito profissional e organizacional. Objetivo: analisar a assistência de enfermagem frente a saúde do idoso. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, ao qual foi abordado um estudo exploratório e descritivo. O presente estudo teve a seguinte questão norteadora: Como é realizada a assistência de enfermagem frente a saúde do idoso? Ocorrendo a coleta de dados no período de abril e maio do presente ano por meio das bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), utilizando os descritores: “humanização”, “enfermagem”, “saúde do idoso” verificados pelo (Decs) Descritores em Ciências da Saúde, ao qual foi utilizado o operador booleano AND. Resultados e discussão: é fundamental adotar estratégias que contemplem o idoso em sua totalidade, considerando suas necessidades físicas, emocionais, sociais e cognitivas. Dessa forma, é possível oferecer um tratamento personalizado e de qualidade, promovendo o bem-estar e a dignidade na atenção à pessoa idosa. Considerações finais: É importante garantir o bem-estar da população idosa de forma integral, considerando as individualidades de cada um. A humanização da assistência é uma prática que requer empatia, atenção e constantes adaptações.

Downloads

Biografia do Autor

Lívea Claudino Duarte, Centro Universitário Santa Maria

Graduanda de enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria.

Geane Silva Oliveira, Centro Universitário Santa Maria

Mestre em Enfermagem pela UFPB Docente do UNIFSM.

Anne Caroline de Sousa, Centro Universitário Santa Maria

Enfermeira formada pelo Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras PB. Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras PB.

Ana Carolina Macena da Silva, Centro Universitário Santa Maria

Graduanda de enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria.

Renata Lívia Silva Fônseca Moreira de Medeiros, Centro Universitário Santa Maria

Enfermeira Doutora, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP. Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras PB.

Downloads

Publicado

2024-12-04

Como Citar

Duarte, L. C., Oliveira, G. S., Sousa, A. C. de, Silva, A. C. M. da, & Medeiros, R. L. S. F. M. de. (2024). HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO NA ATENÇÃO BÁSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 1022–1031. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17152