PREVENÇÃO DA BRUCELOSE EM BOVINOS: UM ESTUDO ACERCA DAS BOAS PRÁTICAS NO BRASIL

Autores

  • Leonardo Santos da Silva FACISA
  • Cláudio Wermwlinger da Fonseca FACISA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17130

Palavras-chave:

Brucelose. Boas Práticas. Prevenção.

Resumo

A brucelose bovina é considerada uma das principais zoonoses que afeta drasticamente a saúde do rebanho, gerando assim grandes perdas econômicas, bem como, agravo de riscos à saúde pública. Diante o exposto, este estudo busca responder: como as boas práticas de manejo podem ser implementadas de forma mais eficaz para a prevenção da brucelose bovina no Brasil? Este estudo tem como objetivo analisar e identificar essas boas práticas, com destaque nas ações de manejo e vacinação, para a diminuição da ocorrência da doença. A metodologia utilizada engloba uma revisão bibliográfica de artigos científicos, verificação das normas de órgãos reguladores, bem como diálogos com profissionais da área. Os resultados do estudo apontam que as medidas de prevenção, como a vacinação obrigatória, juntamente com a adoção de práticas adequadas de manejo, acompanhamento e testagem periódica, têm favorecido a atenuação da incidência da doença. Contudo, a aceitação e comprometimento por parte de muitos produtores na realização dessas ações, ainda é um grande desafio em algumas regiões.

Biografia do Autor

Leonardo Santos da Silva, FACISA

Graduando em Medicina veterinária Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – Facisa.

Cláudio Wermwlinger da Fonseca, FACISA

Médico Veterinário, Doutor em Reprodução Animal, professor/orientador. Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – Facisa. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF.

Downloads

Publicado

2024-11-28

Como Citar

Silva, L. S. da, & Fonseca, C. W. da. (2024). PREVENÇÃO DA BRUCELOSE EM BOVINOS: UM ESTUDO ACERCA DAS BOAS PRÁTICAS NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 7152–7169. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17130