ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA SÍNDROME COMPARTIMENTAL ASSOCIADA AO EXTRAVASAMENTO DE ANTINEOPLÁSICOS EM ONCOPEDIATRIA

Autores

  • Marcos Vinicius Gabriel Centro Universitário de Rio Preto
  • Francine da Silva e Lima Fernando Centro Universitário de Rio Preto
  • Tatiana Moreira Afonso Centro Universitário de Rio Preto
  • Kleber Aparecido de Oliveira Centro Universitário de Rio Preto

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.16970

Palavras-chave:

Antineoplásicos. Enfermagem Pediátrica. Extravasamento. Quimioterapia. Síndrome Compartimental.

Resumo

A hospitalização de crianças com câncer gera impacto emocional e físico, exacerbando sentimentos de medo e desconforto, e afastando-as de suas rotinas e famílias. Esse cenário é ainda mais desafiador quando se trata do diagnóstico de câncer em crianças e adolescentes, com taxas alarmantes de incidência e disparidades entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos. A quimioterapia é essencial no tratamento do câncer pediátrico, mas o extravasamento de quimioterápicos e a Síndrome Compartimental são complicações graves que podem surgir, demandando uma atenção especial no cuidado. Esta revisão bibliográfica explora a atuação do enfermeiro na prevenção e manejo dessas complicações graves em oncopediatria, fundamentando-se em artigos das bases PubMed, SciELO, REBEn, IRM, INCA, SBOC, LILACS e COFEN. O desenvolvimento detalha a fisiopatologia da síndrome compartimental, destacando como o aumento da pressão nos compartimentos musculares, decorrente do extravasamento de drogas vesicantes, pode causar danos teciduais graves. O estudo ainda destaca o papel do enfermeiro na escolha e manutenção de dispositivos de acesso venoso, além do monitoramento contínuo de sinais de complicações. A atuação especializada dos enfermeiros, aliada a protocolos de segurança, é essencial para minimizar riscos e melhorar a qualidade de vida das crianças em tratamento oncológico, proporcionando um cuidado seguro e humanizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius Gabriel, Centro Universitário de Rio Preto

Discente do 8° período do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de Rio Preto- SP.

Francine da Silva e Lima Fernando, Centro Universitário de Rio Preto

Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de Rio Preto, Mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal de São Carlos, Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Tatiana Moreira Afonso, Centro Universitário de Rio Preto

Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de Rio Preto, Mestre em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes - SP.

Kleber Aparecido de Oliveira, Centro Universitário de Rio Preto

Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de Rio Preto, Enfermeiro. Doutorando em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de Rio Preto. Mestre em Bioengenharia pela Universidade Camilo Castelo Branco- SP.

Downloads

Publicado

2025-02-26

Como Citar

Gabriel, M. V., Fernando, F. da S. e L., Afonso, T. M., & Oliveira, K. A. de. (2025). ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA SÍNDROME COMPARTIMENTAL ASSOCIADA AO EXTRAVASAMENTO DE ANTINEOPLÁSICOS EM ONCOPEDIATRIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 2529–2542. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.16970